0

Carnaval 2022: demandas por viagens estão aquecidas, mesmo sem festividades

mercados

Carnaval 2022: demandas por viagens estão aquecidas, mesmo sem festividades

Companhias aéreas consultadas pela Mover informaram que a procura e compra de passagens para o Carnaval de 2022 está em alta

Carnaval 2022: demandas por viagens estão aquecidas, mesmo sem festividades
stefanie-rigamonti

Atualizado há 3 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 22 de fevereiro – Com o cancelamento dos blocos de rua no Carnaval de 2022 em diversas cidades pelo Brasil, muito se questiona sobre a demanda por viagens aéreas nessa época do ano, em que o feriado prolongado foi mantido no calendário dos brasileiros.

Companhias do setor consultadas pela Mover informaram que a procura por passagens aéreas para o Carnaval deste ano está aquecida, após tanto tempo de demanda represada e com o avanço da vacinação contra a covid-19 devolvendo a segurança para os turistas viajarem mais.

Enquanto a recuperação das viagens ao exterior ainda caminha a passos lentos, os voos domésticos estão no centro das atenções das companhias aéreas, principalmente com um feriado prolongado à frente.

“A Azul nota que a demanda segue aquecida, em razão do avanço da vacinação em todo o país e por conta do novo perfil de viagens do brasileiro, que tem priorizado o lazer por períodos mais longos em destinos que historicamente têm mais demanda”, informou a companhia em nota enviada à Mover.

Nesse sentido, mesmo sem as festividades, locais como Fortaleza, Maceió, Natal, Recife e Salvador, que têm praias paradisíacas e costumam ser aproveitados justamente nesta época do ano, estão na lista dos destinos com maior busca para o Carnaval de 2022, de acordo com o diretor de Marketing e Vendas da Latam Brasil, Diogo Elias.

A companhia aérea inclusive notou um crescimento de 105% em relação a fevereiro de 2019, ou seja, no período pré-pandemia, nas pesquisas e compras de passagens aéreas para esses destinos. Em relação a março deste ano, na comparação com o mesmo período de 2019, a companhia está com volume de compras 112% maior.

“Em todo o Brasil estamos operando em 97% do que tivemos em fevereiro de 2019. Mas quando olhamos esses [destinos] mais buscados, estamos operando até acima de 2019. É um sinal de como nossa expectativa é boa para o Carnaval (…) Há uma expectativa de que os voos estejam todos lotados”.

Reorganização do turismo

A Latam liderou o setor durante cinco meses consecutivos, desde agosto de 2021, com a retomada da demanda.

Para compensar as quedas bruscas de viagens para o exterior devido às restrições sanitárias – ainda hoje a Latam opera 50% abaixo em relação ao período pré-pandemia -, a empresa reorganizou sua malha viária para o turismo doméstico.

Assim, transformou, por exemplo, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, antes conhecido como o centro das viagens a negócios, na porta de entrada para o lazer. Além disso, a companhia ampliou sua oferta de destinos, diante do apetite dos brasileiros por conhecer mais o país.

Demanda represada

Em janeiro deste ano, contudo, a Gol assumiu a liderança do volume de passageiros transportados por quilômetro, métrica conhecida como RPK, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil obtidos em primeira mão peloScoop by Mover.

Embora a Gol não dê detalhes sobre vendas de passagens aéreas, em entrevista à Mover, o gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da companhia, Bruno Balan, disse que, para o Carnaval deste ano, houve uma procura maior por viagens em relação a 2021.

“Ainda que muitas das festividades estejam suspensas ou adiadas para outras datas, o feriado segue válido e, depois de tanto tempo de demanda represada, há uma maior disponibilidade para se viajar em um cenário de vacinação ampla como o atual”, observou Balan.

A companhia aérea tem voos extras programados para o Carnaval de 2022, ainda que em uma escala menor em relação a 2019 e 2020. São mais de 100 operações extras para o período entre 23 de fevereiro e 7 de março, com foco em Salvador, Porto Seguro, Florianópolis, Recife e Rio de Janeiro, “cidades que já são tradicionalmente mais procuradas nesta época”, completou Balan.

Futuro do turismo

Embora as empresas estejam otimistas com a retomada, há uma dose de incerteza “de longo prazo” que ainda paira no ar, o que demanda cautela.

Ainda que o real tenha se valorizado nas últimas semanas com a entrada de fluxo estrangeiro no país, os custos da operação, muitos deles atrelados ao dólar, como o combustível de aviação, ainda pesam, segundo  o gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da Gol.

Somado ao dólar alto, o conflito no Leste Europeu, com ameaças de invasão na Ucrânia por parte da Rússia, está provocando um aumento nos preços do petróleo, com impacto sobre as companhias do setor, que nem sempre conseguem repassar o alto custo do combustível às passagens aéreas.

Diogo Elias, da Latam, afirmou que a dificuldade de entender o que vai acontecer no futuro tem grande impacto na operação da empresa, que atualizou sua expectativa de retomada completa do turismo internacional apenas para o fim de 2023. “O internacional está metade do que era. A gente não imaginava ainda estar nesse lugar hoje “.

A previsão está em linha com Medida Provisória assinada pelo governo federal ontem, que prorroga até 31 de dezembro de 2023 as regras de cancelamento e reembolso de passagens aéreas e bilhetes de evento por conta dos efeitos da pandemia.

Por fim, a Azul disse que segue “atenta ao cenário da pandemia e apta, se necessário por questões operacionais, a realizar ajustes em sua malha”.

Desempenho das ações

A ação preferencial da Gol (GOLL4) fechou a sessão de ontem em elevação de 0,88%, a R$18,43, enquanto a preferencial da Azul (AZUL4) subiu 1,74%, a R$27,99. As companhias acumulam altas de 8,22% e 14,90%, respectivamente, no ano. O Ibovespa encerrou o pregão em alta de 1,04%, aos 112.891 pontos.

Texto: Stéfanie Rigamonti
Edição: Renato Carvalho
Imagem: Vinicius Martins / Mover

Nesta matéria

AZUL4

AZUL S.A.

21,25

-1,27

-5,78%

Relacionadas

GOLL4

GOL LINHAS AEREAS INTELIG...

14,89

-0,63

-4,01%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.