0

Companhias aéreas, Natal do varejo, eleições de 2022 : Resumo da Semana

mercados

Companhias aéreas, Natal do varejo, eleições de 2022 : Resumo da Semana

O Resumo da Semana destaca o atual cenário das companhias aéreas, o varejo no final do ano e o potencial das eleições em atrair investidores

Companhias aéreas, Natal do varejo, eleições de 2022 : Resumo da Semana
tcuser

Atualizado há 5 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 10 de dezembro – Após um verdadeiro blackout causado pela pandemia no setor, as companhias aéreas ensaiam seu voo de recuperação, apesar das incertezas com relação à variante ômicron e à quarta onda da Covid-19 na Europa. O atual cenário do setor é destaque no Resumo da Semana, Também esteve no radar a entrevista do especialista em renda variável da Valor Investimentos, Leonardo Aparecido, à TC Rádio, sobre a expectativa de melhora no varejo no final do ano, com as compras de Natal e o pagamento do Auxílio Brasil.

Além disso, a coluna dos editores do Scoop by Mover Leopoldo Vieira e Simone Kafruni sobre as eleições de 2022 e o potencial de aumentar a atração das pessoas para a bolsa e transformar eleitores em investidores ganhou holofote. Confira abaixo o Resumo da Semana completo!

Especialistas veem recuperação de companhias aéreas com otimismo, após blackout na pandemia

A aviação civil sofreu um verdadeiro blackout com as receitas de companhias aéreas desabando, após as restrições de mobilidade impostas para combater a pandemia de coronavírus diminuírem intensamente o fluxo de pessoas transitando pelo mundo. Quase dois anos depois, com o avanço da vacinação e a redução do número de novos casos, o segmento se preparava para decolar. No entanto, a quarta onda da doença na Europa e a descoberta da variante ômicron continuam a deixar incertezas. Confira a matéria especial na íntegra! 

Varejo deve ser movimentado em dezembro por Natal e Auxílio Brasil, diz sócio da Valor Investimentos

O setor de varejo deve apresentar melhor desempenho no final do ano, com os brasileiros indo às compras nas festas de fim de ano, e com o início do pagamento do Auxílio Brasil, que tende a aumentar o consumo. A avaliação é de Leonardo Aparecido, especialista em renda variável da Valor Investimentos, entrevistado da TC Rádio na última quarta-feira, 8. “A bolsa ainda está sendo negociada fora do padrão e muito descolada. O setor do varejo deve ter desempenho um pouco melhor, justamente com as compras de Natal e de Ano Novo, e com o Auxílio Brasil entrando em vigor, que tende a aumentar um pouco o consumo”, afirmou. Confira a entrevista exclusiva na íntegra! 

Eleições de 2022 podem transformar eleitores em investidores

As eleições presidenciais de 2022 representarão oportunidades para o investidor, sobretudo o pessoa física, para além da observação das candidaturas pelo risco político e fiscal, ou por visões ideológicas que agradam analistas de mercado. Considerada por especialistas e políticos como uma das disputas mais quentes da História, a sucessão presidencial embute grande potencial de aumentar a atração das pessoas para a bolsa, em linha com a popularização do mercado de capitais nos últimos anos. Confira a coluna do Leopoldo Vieira e da Simone Kafruni na íntegra!

Governo estuda licitar concessão de hidrelétrica no Porto de Santos

O governo federal iniciou estudos para realizar um leilão que visaria encontrar concessionário para uma centenária Pequena Central Hidrelétrica, localizada no litoral Sul de São Paulo, que hoje fornece energia exclusivamente para o Porto de Santos. A licitação ocorrerá após a rejeição pelo Ministério de Minas e Energia de um pedido do porto para prorrogar a autorização que detém para a operação da usina. Veja a matéria exclusiva completa! 

Banco Central sinaliza que depende de ajuda na parte fiscal, diz especialista

O Comitê de Política Monetária do Banco Central sinalizou na quarta-feira, 8, que precisa de empenho da classe política no controle de gastos que pressionam a inflação, avaliou Gustavo Cruz, economista e estrategista-chefe da RB Investimentos, em entrevista à TC Rádio. “O Copom parece que está desabafando, afirmando que é criticado, com a inflação acima da meta, mas ninguém colabora com a parte fiscal. A autoridade monetária não deveria se preocupar com isso, tem em vista que a parte fiscal, que poderia auxiliá-la, não está endereçada”, afirmou. Leia a entrevista exclusiva na íntegra! 

O dia na Bolsa após decisão do Copom sobre Selic

Na quarta-feira, 8, tivemos a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central, Copom, em relação à nossa política monetária. Por unanimidade, o BC elevou a taxa Selic em 1,5 ponto percentual, atingindo 9,25%. A elevação da taxa Selic esteve dentro do nosso esperado, ao contrário da mensagem geral, em que esperávamos que o comitê trouxesse um tom mais dócil, ou dovish pelo jargão do mercado, quanto aos próximos passos da política monetária. Em outras palavras, que sinalizasse o fim do ciclo da alta de juros já para a próxima reunião. Veja a análise completa! 

Mudança na PEC dos Precatórios compromete vinculação social do espaço fiscal

Uma mudança de última hora no artigo 4º da Proposta de Emenda à Constituição conhecido como PEC dos Precatórios permitiu que o espaço fiscal aberto pelas mudanças no pagamento das dívidas judiciais e no cálculo do Teto de Gastos, vinculado pelo Senado à gastos sociais, seja suprimido do texto. A alteração atrasou a promulgação das partes comuns da PEC e revoltou os senadores José Aníbal e Simone Tebet, defensores da vinculação social, e que angariaram votos para aprovação da PEC no Senado. Confira a análise completa! 

Redução do preço dos combustíveis favorece largada de Bolsonaro em 2022

A redução do preço dos combustíveis, anunciada para a partir desta semana até o final de dezembro pelo presidente Jair Bolsonaro, coincide com a definição dos principais pré-candidatos para a eleição de 2022, podendo beneficiar sua popularidade na largada do jogo decisivo. Em entrevista ao Poder360 e à CNN Brasil no último domingo, 5, Bolsonaro revelou que a Petrobras começará a reduzir os preços da gasolina e do diesel devido à queda de 12% do preço do barril do petróleo Brent nos últimos 30 dias no exterior. Veja a análise na íntegra! 

Ações e BDRs do Nubank têm alta volatilidade após estreia

As ações do Nubank na Bolsa Nova York e os BDRs na Bolsa de Valores de São Paulo operam com forte volatilidade após estreia que fez do banco o mais valioso da América Latina. Perto das 17h23 desta sexta-feira, 10, as ações do Nubank tinham alta de 7,74%, cotadas a U$11,13. Na abertura do pregão, no entanto, os papéis chegaram a cair mais de 2%. Já os BDRs subiam 8,17%, cotados a R$10,86. Confira a matéria completa!

Eternit (ETER3) com boa assimetria após queda de 63%

A Eternit (ETER3) é uma empresa brasileira fundada em 1940, de capital aberto, com ações negociadas na bolsa brasileira, B3, e integra, desde 2006, o Novo Mercado, segmento para a negociação de ações de emissão de empresas que se comprometem voluntariamente a adotar práticas de governança corporativa além da exigida pela legislação brasileira. A Eternit, assim como a maioria esmagadora das small caps, sofreu muito nos últimos meses com uma queda expressiva. Leia a coluna completa do Sérgio Sanita!

Value Tips: Que papelão! Entenda como o papelão pode prever o futuro da economia

O papelão pode ser um importante termômetro para os números macroeconômicos do país, além de fazer parte da vida de quase todos os brasileiros. Quanto mais caixas são feitas, mais produtos são vendidos, resultando em dinheiro circulando na economia e um maior Produto Interno Bruto, o PIB. Para falar sobre o tema, o Value Tips desta semana conversou com o diretor de Administração, Finanças e Relações com Investidores Odivan Cargnin, com o analista da Benndorf Research Niels Tahara e com Lucas Godeiro do TC Labs. Escute agora o podcast!

Voices: Oferta de crédito no Brasil

No início de novembro, a XP elevou a dois dígitos a estimativa de alta para a inflação em 2021. O movimento ainda é reflexo da pandemia do coronavírus, que impactou as pequenas e médias empresas brasileiras. Para falar sobre esse assunto, o Voices conversou com o diretor-presidente da 123Qred, Adriano Duarte. Na visão dele, atualmente, a inflação impacta a vida pessoal e os negócios dos brasileiros, por isso, a palavra-chave para o momento é planejamento. “Os pequenos e médios devem ter um controle muito justo, um planejamento muito cauteloso, sobre o que fazer nos próximos passos, para não dar um passo muito grande e não criar mais problemas para eles mesmos nesse momento”, comenta Duarte. Acompanhe as melhores partes da entrevista!

Texto: Anderson Lima e Fernanda de Almeida
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Mover

Nesta matéria

ETER3

ETERNIT S.A.

12,29

-0,84

-6,24%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.