
Por
Atualizado há cerca de 3 anos
A maior parte dos mercados está menos avessa ao risco nesta quarta-feira, e fomenta as compras de ações, de commodities metálicas e de ativos emergentes, após mais uma indicação do presidente americano, Donald Trump, de que o prazo final para as negociações entre os Estados Unidos e a China, em 1º de março, pode ser prorrogado até que ambos os países cheguem a um novo acordo comercial.
Ontem, uma delegação chinesa chegou a Washington para dar prosseguimento às conversas iniciadas na última semana em Pequim. Com sinais da continuidade das discussões, as bolsas asiáticas voltaram a subir, enquanto o iuan chinês teve a maior valorização desde o início deste mês. O ETF que replica o índice brasileiro na bolsa de Tóquio disparou quase 1,4% – em sinal de maior apetite por ativos do países em desenvolvimento.
Na Europa, a expectativa é pela chegada da primeira-ministra britânica, Theresa May, a Bruxelas, onde deve iniciar mais uma rodada de negociações com a Comissão Europeia sobre o acordo para a saída do Reino Unido do bloco europeu. No início do mês, ela quase perdeu o posto de premiê após uma derrota esmagadora, no parlamento britânico, da proposta discutida previamente com os comissionados europeus – que já declararam que não aceitarão mudanças nesse texto. Enquanto a resolução não chega, os índices do continente operavam no positivo, seguindo as conversas EUA-China e uma série de balanços corporativos a serem divulgados ao longo da manhã.
Nos mercados das commodities, desempenhos mistos para o ouro e o petróleo: enquanto o primeiro continua a leve escalada perante o dólar americano, ainda com resquícios da aversão ao risco que se apoderou do mercado no início da semana, o petróleo recuava seguindo receios sobre a produção venezuelana e algumas dúvidas sobre os cortes esperados de oferta. Em termos de indicadores, mais um dia fraco no exterior, o que deve ser compensado pela expectativa com a ata da última reunião do FOMC, o comitê de política monetária do Federal Reserve, a ser divulgado às 16h00 de hoje.
A seguir, o desempenho dos principais mercados globais às 07h00 desta segunda-feira:
- $SXXP: O índice Stoxx600 subia 0,4% na abertura.
- $SHCOMP: O Xangai Composto fechou em leve alta de 0,20%.
- $NKY: O índice Nikkei da bolsa de Tóquio subiu 0,60%.
- $USD: O índice DXY, que mede o desempenho do dólar americano ante seus pares, recuava perto de 0,2%.
- $GOLD: O contrato futuro do ouro subia 0,14% para US$1.346.
- $DJIA: O futuro do índice Dow Jones indicava abertura em queda de 0,15%.
- $USTY10: O rendimento dos Treasuries americanos de dez anos caía um ponto-base para 2,632%.
- $BRENT: O petróleo Brent caía 0,50% para US$66,12 o barril.
- $IO62: O contrato futuro contínuo de minério de ferro em Dalian despencava 2% para 619 iuanes no after-market, informaram traders.
(Foto: Donald Trump/Gage Skidmore)
Últimas
Atualizado há cerca de 11 horas
Atualizado há cerca de 12 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.