0

Desemprego em março recua para 11,10%, diz PNAD

mercados

Desemprego em março recua para 11,10%, diz PNAD

A taxa de desemprego no trimestre encerrado em março teve uma leve redução de 0,1 ponto percentual frente ao mês de fevereiro

Desemprego em março recua para 11,10%, diz PNAD
guilherme-maradei-dogo

Atualizado há 26 dias

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 29 de abril – A taxa de desemprego no Brasil seguiu em queda no trimestre encerrado em março, mas de forma menos intensa, refletindo a menor procura por trabalho, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, a PNAD, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE.

A taxa de desemprego foi estimada em 11,10% no trimestre encerrado em março, uma leve redução de 0,1 ponto percentual frente a fevereiro, mas melhor do que a taxa de 11,40% esperada pelo mercado.

O número de desempregados ficou estável no período, sendo 11,9 milhões de pessoas, frente a 12 milhões em fevereiro. Em comparação com o mesmo período de 2021, quando 15,3 milhões de pessoas estavam desocupadas, a queda foi de 21,7%.

Adriana Beringuy, coordenadora do IBGE, explica que a estabilização da taxa de desemprego é explicada por uma menor procura por trabalho nos primeiros três meses do ano. Para o órgão, desempregado é aquele que está sem trabalho e procura por emprego.

De outro lado, Beringuy explica que essa estabilização também pode ser lida de forma positiva, uma vez que a taxa de 11,10% é a menor desde janeiro de 2016.

Já a população ocupada caiu 0,50% no período, chegando a 95,3 milhões de pessoas, o que é explicado pela saída de 660 mil trabalhadores por conta própria.

O número de empregados do setor privado com carteira assinada cresceu pelo quarto trimestre consecutivo, chegando a 34,9 milões de pessoas. A taxa de informalidade também subiu, chegando a 40,10%.

O rendimento médio real também subiu, em 1,50% no período, chegando a R$2.548, refletindo o aumento de trabalhadores formais, de acordo com o IBGE.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Allan Ravagnani
Imagem: Vinicius Martins / Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.