0

Diretores do Fed apontam cronograma de 'tapering'; no Brasil, inflação ao produtor: Espresso

mercados

Diretores do Fed apontam cronograma de 'tapering'; no Brasil, inflação ao produtor: Espresso

O Índice de Preços ao Produtor subiu 1,94% em julho, frente a junho. Esta é a maior variação da inflação ao produtor dos últimos três meses.

Diretores do Fed apontam cronograma de 'tapering'; no Brasil, inflação ao produtor: Espresso
tcuser

Atualizado há 9 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 27 de agosto – O Ibovespa futuro abriu em alta, rondando os 120 mil pontos, na esteira da aparente melhora no clima entre Executivo e Judiciário. Essa boa expectativa decorre de uma proposta mediada pelo Supremo Tribunal Federal para adequar as contas dos precatórios às regras do Teto de Gastos.

O dólar futuro recuava 0,29% de olho nas falas de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o banco central americano, no simpósio de Jackson Hole, às 11h. A curva de juros sobe até 4 pontos-base, com cautela pelo cenário inflacionário no país.

Inflação ao Produtor tem maior variação em três meses

O Índice de Preços ao Produtor subiu 1,94% em julho, frente a junho, que atingiu elevação de 1,29%. Esta é a maior variação dos últimos três meses. Com isso, o acumulado dos últimos 12 meses atingiu 35,08%, o maior para o mês na série histórica que, em sete meses, já supera o acumulado em todo o ano de 2020, quando variou 19,38%.

Presidente Bolsonaro alerta para gravidade da crise hídrica

Antes de embarcar para agendas em Goiânia, o presidente Jair Bolsonaro admitiu a apoiadores que a economia brasileira enfrenta problemas e inflação alta. “Economia deu uma balançada sim, mas estamos consertando”, disse. Ele culpou “a política do fica em casa”, reiterou a gravidade da crise hídrica e mencionou geadas.

Além disso, Bolsonaro chamou de “idiotas” os dizem que ele quer dar um golpe. E afirmou que quem já está na Presidência não precisa dar golpe.

As expectativas para o simpósio de Jackson Hole

Investidores estão de olho para o grande evento desta semana, o simpósio de bancos centrais de Jackson Hole. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, falará às 11h. Embora improvável, segundo economistas, ele pode abordar o cronograma e o ritmo da retirada de estímulos através do ‘tapering’.

“Não vejo por que Powell deva tomar o risco de uma declaração mais incisiva, tendo os dados do Payroll na próxima semana antes da próxima reunião do FOMC em 22 de Setembro”. A afirmação é do economista-chefe da Gauss Capital, Guilherme Attuy.

Antes das falas do presidente do Federal Reserve, outros diretores do banco central americano dão pistas sobre o cronograma de retirada de estímulos. Raphael Bostic, de Atlanta, falou à CNBC que vê a elevação de juros no fim de 2022 e que o processo de ‘tapering’ deve ser finalizado em março do ano que vem.

Também à CNBC, Patrick Harker, da Filadélfia, defendeu o ‘tapering’ mais cedo, mas com cautela por causa da variante Delta. Ainda hoje outros diretores devem falar, como Loretta Mester, James Bullard e Esther George.

Aquisições

O Banco Inter anunciou a aquisição de 100% da fintech norte-americana Usend, especializada em soluções digitais Global Account. A Usend atua em transferência de dinheiro entre países, oferece serviços de wallet, cartão de débito e pagamentos, segundo comunicado do Inter.

O banco planeja iniciar as atividades no exterior e disse que a Usend será integrada à plataforma Inter. A aquisição da fintech, que possui 150 mil clientes, está sujeita à aprovação do Banco Central. Leia mais no Panorama Corporativo.

Texto: Mover
Edição: Stéfanie Rigamonti
Imagem: Vinicius Martins / Mover


Leia também

Entrevista exclusiva: Positivo vive a melhor fase da sua história, diz presidente

Robert Kaplan vê anúncio do ‘tapering’ do Federal Reserve em setembro

STF considera constitucional autonomia do Banco Central

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.