
Por
Atualizado há quase 3 anos
O dólar americano saiu da estabilidade e recuava com mais força ante pares nesta terça-feira, após comentários do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que a moeda está em desvantagem ante o euro e outras divisas, em parte pela política de juros do Federal Reserve.
Retuitando uma matéria da Bloomberg News sobre o fluxo cada vez maior de turistas na Europa, Trump respondeu que “isso ocorre porque o euro e outras moedas estão desvalorizadas em relação ao dólar, colocando os EUA em grande desvantagem. A taxa de juros do Fed está alta demais, somada ao aperto quantitativo para lá de ridículo! Eles não têm a menor ideia!”, disse, referindo-se aos membros do Fed.
O dólar caiu ligeiramente perante o euro, acelerando sua queda para pouco menos de 0,1% após o tuíte. A moeda também perdeu terreno ante a libra esterlina.
Essa não é a primeira vez que Trump culpa o Fed pelo que ele considera ser uma política monetária restritiva que está diminuindo o crescimento do país um ano antes da eleição e em meio a disputas comerciais com os maiores parceiros comerciais dos EUA. O Fed subiu sua taxa de juros quatro vezes no ano passado, mas, desde janeiro, sinalizou que esperará até ter um cenário mais claro quanto ao que fazer.
Essa espera, além dos dados econômicos cada vez mais desfavoráveis, têm aumentado as apostas dos investidores em possíveis cortes de juros pelo Fed – com uma probabilidade de 20% de redução da chamada taxa Fed Funds na semana que vem e de mais de 100% em final de julho.
Últimas
Atualizado há 36 minutos
Atualizado há cerca de 1 hora
Atualizado há cerca de 2 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.