Economia enxerga retomada em “V” no PIB, mas alerta para o primeiro trimestre
Secretaria diz que PIB do quarto trimestre confirma retomada em "V" da economia, mas afirma que primeiro trimestre de 2021 será "desafiador"

Atualizado há cerca de 1 ano
São Paulo, 3 de março – Os números do Produto Interno Bruto, PIB, brasileiro do quarto trimestre divulgados hoje confirmaram uma retomada mais rápida da atividade e a retomada em “V”, prometida pelo ministro Paulo Guedes, defendeu hoje a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia. Em nota, a secretaria alerta, porém, que as incertezas econômicas continuam elevadas, e que o primeiro trimestre deste ano será “desafiador”.
Retomada em 2021 depende de manutenção da política monetária, diz texto
O texto condiciona ainda a retomada da economia de 3,20% prevista para 2021 à manutenção da política monetária em terreno acomodatício, com juros abaixo do habitual, expansão da vacinação, consolidação fiscal e reformas estruturais.
A secretaria do Ministério da Economia destacou o papel das ações de estímulo adotadas durante a pandemia. As ações permitiram que o país fechasse o ano com uma retração de 4,10%, um desempenho melhor que o México, Reino Unido, Alemanha e Japão. O texto também lembra que o número ficou muito acima das projeções iniciais de mercado e de órgãos internacionais, e que receberam fortes críticas de Guedes.
Secretaria considera reformas fundamentais para crescimento da economia
Entre os destaques na economia, a secretaria cita o aumento da taxa de poupança de 2,5 pontos percentuais em 2020, para 15,00%, e a taxa de investimento, de 16,40%, o maior percentual desde 2015, com efeitos da produção de bens de capital e importação favorecida pelo Repetro.
A nota cita a retomada da atividade, do emprego formal e do crédito como indicadores de que a economia continuará crescendo este ano. Mas termina, porém, com um alerta de que as incertezas econômicas continuam elevadas. Além disso, defende que a continuidade da agenda de reformas consolidando o lado fiscal e aumentando a produtividade será fundamental para taxas de crescimento maiores.
Texto: Angelo Pavini
Edição: Kariny Leal e João Pedro Malar
Arte: TC Mover
Leia também
Via Varejo (VVAR3) consolida reestruturação e avança no digital, dizem especialistas
Petrobras (PETR4) perde quatro conselheiros após ingerência de Bolsonaro
Últimas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.