0

Semana de feriados no Brasil, EUA mantém foco no governo de transição

mercados

Semana de feriados no Brasil, EUA mantém foco no governo de transição

Semana de feriados no Brasil, EUA mantém foco no governo de transição
tcuser

Atualizado há mais de 3 anos

Ícone de compartilhamento

Após fechar a sexta-feira com disparada de quase 3%, o índice Bovespa pode chegar hoje aos 90.000 pontos com a indicação de Roberto Castello Branco para assumir o comando da Petrobras; o executivo, que já teve passagens pelo Banco Central, pela própria Petrobras e pela Vale, era o favorito para o posto. Segundo a imprensa, o atual presidente da companhia, Ivan Monteiro, pode se tornar o novo CEO do Banco do Brasil – uma notícia positiva para o acionista, devido ao pragmatismo que ele mostrou nos seus anos como diretor financeiro do banco estatal.

 

Ainda assim, a semana com dois feriados, um em algumas cidades brasileiras amanhã e outro no Estados Unidos na quinta e na sexta, deve impactar o volume de negociações do Ibovespa, com o mercado de olho na agenda de transição e nas negociações comerciais do exterior. No front interno, a saída dos médicos cubanos do país, anunciada na sexta-feira, pode impactar cerca de 600 cidades do interior, segundo O Globo. Tanto o presidente eleito, Jair Bolsonaro, como o governo do atual presidente Michel Temer buscam soluções – nenhuma delas simples: revalidações, estágios, tudo está na mesa.

 

Para essa semana, espere mais anúncios da equipe de transição de Bolsonaro, que tem várias reuniões internas com seus aliados em Brasília. Especula-se que a próxima nomeação possa ser a do ministro das Minas e Energia e, consequentemente, do comando da Eletrobras. A Folha de S. Paulo diz que um assessor do presidente americano Donald Trump pode vir ao Brasil para uma reunião com o presidente eleito. Se confirmada, deve ser o primeiro passo da administração para estreitar os laços políticos e comerciais com os americanos – se vai funcionar ou não, já é outra coisa. Amanhã, as negociações na B3 ficam fechadas devido ao feriado da Consciência Negra em São Paulo.

 

Quer ser um investidor bem informado? Cadastre-se no TradersClub e siga nosso canal de notícias e comentários exclusivos.

 

Mercado hoje, segundo Contribuidores TC

 

— Os mercados acionários na Europa e Ásia deram início à semana com altas, mesmo com a sinalização de que as tensões comerciais e geopolíticas entre os Estados Unidos e a China podem perdurar, ou quiçá piorar no curtíssimo prazo.

 

— Na reunião anual do grupo de cooperação econômica Ásia-Pacífico no fim de semana, os EUA e a China se desentenderam na elaboração do comunicado final. No sábado, os dois países trocaram farpas, levando a mídia a flertar com a ideia de uma “Nova Guerra Fria” entre as duas maiores economias do mundo.

 

— As ações das empresas de construção civil impulsionavam as bolsas europeias, estendendo ganhos modestos em Tóquio, Hong Kong e Xangai. Os volumes de negociação podem recuar nos EUA e em menor medida em outros mercados relevantes, antes do feriado americano de Ação de Graças, nesta semana.

 

Principais notícias corporativas

 

— Itaú: Itaú extingue cartão Diners no país; clientes passarão a ter bandeira Visa.

 

— Bancos: Para a agência de risco Fitch, a fraca recuperação após a eleição é principal desafio dos bancos.

 

— Ambev: Novo rótulo deverá dizer se cerveja contém milho ou arroz, impactando cervejarias como a Ambev.

 

— Petrobras: A votação do projeto da cessão onerosa pode ocorrer amanhã ou quarta-feira no Congresso. De acordo com a mídia, a estatal pode receber R$30 bilhões ou mais com leilão dos excedentes, se houver acordo com a União após aprovação do projeto.

 

— Vale: A Justiça determinou a paralisação da mineração da unidade Onça Puma e pagamento de indenização às comunidades indígenas Xikrin e Kayapó, por supostos danos ambientais e à saúde no sul do Pará.

 

— Eletrobras: Congresso pode avaliar medidas provisórias que facilitam a venda da distribuidora do Amazonas.

 

— MRV: Controlada Log Commercial Properties pedirá listagem no Novo Mercado e fará aumento de capital.

 

— Braskem: LyondellBasell pode apresentar uma oferta vinculante pela companhia ainda este mês, segundo a mídia.

 

Agenda do dia

 

Indicadores nacionais

— 08h00: IPC-S 2ª semana de novembro – FGV

— 08h00: IPC-S Capitais 2ª semana de novembro – FGV

— 08h00: IGP-M segunda prévia de novembro – FGV

— 08h00: Indicador Antecedente Composto da Economia – FGV

— 08h25: Relatório Focus – BC

— 15h00: Balança Comercial Semanal – MDIC

 

Indicadores internacionais

— 07h00: Transações Correntes na Zona do Euro em setembro; anterior €23,9 bilhões

— 08h00: Produção do Setor de Construção da Zona do Euro

 

Eventos

— N.D.: Feriado na Argentina e no México

— 08h00: Relatório Mensal do Banco Central da Alemanha

— 10h00: Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, participa da Conferência Anual Latam do Itaú BBA

— 13h00: Vencimento de opções sobre ações na B3

— 13h45: Discurso de John Williams, membro do FOMC

— 15h00: Presidente Michel Temer participa do Encontro dos Municípios Brasileiros

 

DISCLAIMER: Este newsletter não tem o objetivo de promover a venda de títulos e valores mobiliários específicos, e sim, de informar correta e oportunamente a quem o recebe.

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.