
Por
Atualizado há mais de 3 anos
— Após fechar a sexta-feira com disparada de quase 3%, o índice Bovespa pode chegar hoje aos 90.000 pontos com a indicação de Roberto Castello Branco para assumir o comando da Petrobras; o executivo, que já teve passagens pelo Banco Central, pela própria Petrobras e pela Vale, era o favorito para o posto. Segundo a imprensa, o atual presidente da companhia, Ivan Monteiro, pode se tornar o novo CEO do Banco do Brasil – uma notícia positiva para o acionista, devido ao pragmatismo que ele mostrou nos seus anos como diretor financeiro do banco estatal.
— Ainda assim, a semana com dois feriados, um em algumas cidades brasileiras amanhã e outro no Estados Unidos na quinta e na sexta, deve impactar o volume de negociações do Ibovespa, com o mercado de olho na agenda de transição e nas negociações comerciais do exterior. No front interno, a saída dos médicos cubanos do país, anunciada na sexta-feira, pode impactar cerca de 600 cidades do interior, segundo O Globo. Tanto o presidente eleito, Jair Bolsonaro, como o governo do atual presidente Michel Temer buscam soluções – nenhuma delas simples: revalidações, estágios, tudo está na mesa.
— Para essa semana, espere mais anúncios da equipe de transição de Bolsonaro, que tem várias reuniões internas com seus aliados em Brasília. Especula-se que a próxima nomeação possa ser a do ministro das Minas e Energia e, consequentemente, do comando da Eletrobras. A Folha de S. Paulo diz que um assessor do presidente americano Donald Trump pode vir ao Brasil para uma reunião com o presidente eleito. Se confirmada, deve ser o primeiro passo da administração para estreitar os laços políticos e comerciais com os americanos – se vai funcionar ou não, já é outra coisa. Amanhã, as negociações na B3 ficam fechadas devido ao feriado da Consciência Negra em São Paulo.
Quer ser um investidor bem informado? Cadastre-se no TradersClub e siga nosso canal de notícias e comentários exclusivos.
Mercado hoje, segundo Contribuidores TC
— Os mercados acionários na Europa e Ásia deram início à semana com altas, mesmo com a sinalização de que as tensões comerciais e geopolíticas entre os Estados Unidos e a China podem perdurar, ou quiçá piorar no curtíssimo prazo.
— Na reunião anual do grupo de cooperação econômica Ásia-Pacífico no fim de semana, os EUA e a China se desentenderam na elaboração do comunicado final. No sábado, os dois países trocaram farpas, levando a mídia a flertar com a ideia de uma “Nova Guerra Fria” entre as duas maiores economias do mundo.
— As ações das empresas de construção civil impulsionavam as bolsas europeias, estendendo ganhos modestos em Tóquio, Hong Kong e Xangai. Os volumes de negociação podem recuar nos EUA e em menor medida em outros mercados relevantes, antes do feriado americano de Ação de Graças, nesta semana.
Principais notícias corporativas
— Itaú: Itaú extingue cartão Diners no país; clientes passarão a ter bandeira Visa.
— Bancos: Para a agência de risco Fitch, a fraca recuperação após a eleição é principal desafio dos bancos.
— Ambev: Novo rótulo deverá dizer se cerveja contém milho ou arroz, impactando cervejarias como a Ambev.
— Petrobras: A votação do projeto da cessão onerosa pode ocorrer amanhã ou quarta-feira no Congresso. De acordo com a mídia, a estatal pode receber R$30 bilhões ou mais com leilão dos excedentes, se houver acordo com a União após aprovação do projeto.
— Vale: A Justiça determinou a paralisação da mineração da unidade Onça Puma e pagamento de indenização às comunidades indígenas Xikrin e Kayapó, por supostos danos ambientais e à saúde no sul do Pará.
— Eletrobras: Congresso pode avaliar medidas provisórias que facilitam a venda da distribuidora do Amazonas.
— MRV: Controlada Log Commercial Properties pedirá listagem no Novo Mercado e fará aumento de capital.
— Braskem: LyondellBasell pode apresentar uma oferta vinculante pela companhia ainda este mês, segundo a mídia.
Agenda do dia
Indicadores nacionais
— 08h00: IPC-S 2ª semana de novembro – FGV
— 08h00: IPC-S Capitais 2ª semana de novembro – FGV
— 08h00: IGP-M segunda prévia de novembro – FGV
— 08h00: Indicador Antecedente Composto da Economia – FGV
— 08h25: Relatório Focus – BC
— 15h00: Balança Comercial Semanal – MDIC
Indicadores internacionais
— 07h00: Transações Correntes na Zona do Euro em setembro; anterior €23,9 bilhões
— 08h00: Produção do Setor de Construção da Zona do Euro
Eventos
— N.D.: Feriado na Argentina e no México
— 08h00: Relatório Mensal do Banco Central da Alemanha
— 10h00: Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, participa da Conferência Anual Latam do Itaú BBA
— 13h00: Vencimento de opções sobre ações na B3
— 13h45: Discurso de John Williams, membro do FOMC
— 15h00: Presidente Michel Temer participa do Encontro dos Municípios Brasileiros
DISCLAIMER: Este newsletter não tem o objetivo de promover a venda de títulos e valores mobiliários específicos, e sim, de informar correta e oportunamente a quem o recebe.
Últimas
Atualizado há cerca de 14 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.