Fiscal e vacinas assombram mercados domésticos; no radar, restrições, PMIs: Espresso
Os temores de problema fiscal e de que a campanha de vacinação contra a Covid-19 fracasse no Brasil levaram os mercados locais a caírem

Por
Atualizado há mais de 1 ano
São Paulo, 21 de janeiro – Os temores de problema fiscal, como o desrespeito ao Teto de Gastos, e de que a campanha de vacinação contra a Covid-19 fracasse no país levaram os mercados locais a se descolarem do exterior mais uma vez.
O candidato à presidência do Senado, Rodrigo Pacheco, concedeu algumas entrevistas ao longo do dia e acendeu o alerta vermelho de que poderia ultrapassar o limite de despesas. À Bloomberg, Pacheco defendeu que a necessidade de socorro às famílias pode levar ao sacrifício de algumas premissas econômicas. O candidato à Câmara, Arthur Lira, também comentou sobre o auxílio emergencial.
A evidente dificuldade do governo Jair Bolsonaro de negociar os insumos para vacinas vindos da China e as doses prontas vindas da Índia também preocupam. Hoje, as conversas com a Índia destravaram, e o secretário de Relações Exteriores do país asiático, Harsh Vardhan Shringla, anunciou que as vacinas vão começar a ser enviadas a partir de amanhã. Já as negociações com Pequim seguem travadas.
A decisão do Estado de São Paulo de elevar as restrições na capital, que deve ser anunciada nesta sexta, segundo agências, agravou o mau humor. De acordo com a Veja, a Grande São Paulo deve passar da fase amarela para a laranja. A notícia piora o temor de que mais Estados sigam a decisão do governador João Doria.
Gigantes de tecnologia divulgam balanço do quarto trimestre
No exterior, a nova administração americana sustentou o bom humor e levou as bolsas dos Estados Unidos a fecharem em alta. A expectativa com os estímulos do novo presidente Joe Biden e o otimismo após o democrata se empenhar em novas ações para conter a pandemia, e acelerar a vacinação, ajudaram no sentimento.
A temporada de balanços, com resultados de grandes companhias acima do esperado, também manteve os índices. O mercado já se prepara para os nomes importantes da semana que vem, incluindo as gigantes de tecnologia Apple, Facebook e Microsoft.
A agenda de indicadores americana desta sexta traz os PMIs, índice de gerentes de compras, pela manhã, além das vendas de casas usadas, estoques de petróleo e contagem de sondas de Baker Hughes. O dia também será de divulgação dos PMIs na Alemanha, União Europeia e Reino Unido, juntamente com os dados de varejo dos britânicos.
Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover
Últimas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.