0

Goldman Sachs revisa o PIB do Brasil para baixo

mercados

Goldman Sachs revisa o PIB do Brasil para baixo

De acordo com relatório, a projeção do banco americano Goldman Sachs para o PIB brasileiro passou de 1,5% para 0,8%, em 2022

Goldman Sachs revisa o PIB do Brasil para baixo
cintia-thomaz

Atualizado há 7 meses

Ícone de compartilhamento

Rio de Janeiro, 10 de novembro – O Goldman Sachs reduziu a projeção para o crescimento da economia brasileira em 2022, conforme relatório divulgado recentemente, no qual destacou a dificuldade com a aceleração da inflação e os crescentes riscos político e fiscal no cenário local.

De acordo com o relatório, a projeção do banco americano agora passou de 1,5% para 0,8%, em 2022. Para 2021, porém, ele manteve a expectativa de Produto Interno Bruto em 4,9%. Como consequência de uma inflação muito aquecida, há uma “mudança para uma posição de política monetária significativamente restritiva até o final de 2021”.

A análise do Goldman Sachs é de que o Banco Central eleve a taxa básica de juros a 11% ao ano ao final do atual ciclo de aperto monetário. Em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária decidiu por uma Selic de 7,75%.

O banco advertiu, ainda, para um abalo nas condições de governabilidade e crescentes riscos político e fiscal que travam o crescimento do país. “A inabilidade das autoridades de planejar e articular um programa de ajuste fiscal abrangente pode ser deletéria neste contexto, potencialmente desencadeando uma espiral negativa de aumento dos custos de financiamento e deterioração da credibilidade soberana”, disse.

A análise do banco americano ocorre em meio à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios pela Câmara, na noite de ontem, aposta do presidente Jair Bolsonaro para viabilizar o Auxílio Brasil em busca da tentativa de se reeleger em 2022.

Texto: Cintia Thomaz
Edição: Nicolas Nogueira e Stéfanie Rigamonti
Arte: Vinícius Martins/ Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.