0

Ibovespa abre em queda de olho em inflação e na Evergrande

mercados

Ibovespa abre em queda de olho em inflação e na Evergrande

O Ibovespa apresentava firme queda na abertura do pregão desta segunda-feira, refletindo o exterior cauteloso e temores com a inflação

Ibovespa abre em queda de olho em inflação e na Evergrande
peter-frontini-siqueira

Atualizado há 8 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 4 de outubro –  O Ibovespa apresentava firme queda na abertura do pregão desta segunda-feira, refletindo o exterior cauteloso diante de temores com a inflação e os dados de emprego nos Estados Unidos, além dos novos desdobramentos na crise da incorporadora chinesa Evergrande Group.

Por volta das 10h30, o Ibovespa recuava 1,29%, cotado a 111.442 pontos. O destaque positivo é a ação preferencial do Banco Pan (BPAN4), que subia 4,9%, após anunciar ontem a aquisição da empresa de tecnologia Mosaico (MOSI3).

Do lado negativo, as ações ordinárias do Bradesco (BBDC4) e da B3 (B3SA3) pesavam, com queda de 2,78% e 3,10%, respectivamente. Fora do índice, a Mosaico disparava 18,15%.

A cautela com a inflação continua no radar do investidor após economistas elevarem, na Pesquisa Focus divulgada hoje, a projeção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo em 2021 de 8,45% para 8,51%, na 26ª semana consecutiva de aumento. O IPCA de setembro será divulgado na sexta-feira.

Payroll nos EUA

No exterior, o principal dado econômico da semana será o relatório de empregos formais de setembro dos Estados Unidos, o Payroll. O dado sai na sexta-feira e pode dar ainda mais sinais para que o Federal Reserve inicie a retirada de estímulos econômicos de combate à pandemia. O consenso preliminar fala em 500 mil empregos, o dobro de agosto.

O clima de cautela vindo da China, que está em feriado nacional até quinta-feira, contamina os mercados globais. A bolsa de Hong Kong suspendeu negociação das ações da Evergrande e da subsidiária Evergrande Property Services.

O jornal Global Times, ligado ao Partido Comunista chinês, diz que a rival Hopson poderia comprar o controle da Evergrande Property. A matriz Evergrande Group não deve honrar hoje um pagamento de dívida de US$260 milhões.

Texto: Peter Frontini
Edição: Karine Sena
Arte: Divulgação


Leia também

XP será primeiro BDR a participar da composição do Ibovespa

Como a Petrobras conterá a alta nos combustíveis?

Ataques cibernéticos: Brasil vive “apagão de mão de obra” na área de proteção de dados, alerta especialista

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.