0

Ibovespa amplia queda após divulgação da ata do BC americano

mercados

Ibovespa amplia queda após divulgação da ata do BC americano

Em dia de divulgação da ata da última reunião sobre juros do banco central dos EUA, mercado americano azeda, com imapcto no Ibovespa

Ibovespa amplia queda após divulgação da ata do BC americano
bruno-luiz

Atualizado há cerca de 2 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 6 de abril – O Ibovespa ampliou queda na tarde desta quarta-feira, pressionado pelo clima de grande aversão ao risco no exterior, logo após a divulgação da ata da última reunião sobre juros do Federal Reserve, banco central americano.

Por volta das 15h20, o Ibovespa caía 1,65%, aos 116.925 pontos, enquanto a curva de juros operava em alta de até 15 pontos-base. O dólar futuro acelerava alta para 1,24%, negociado a R$4,743.

No cenário internacional, a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto, conhecido pela sigla FOMC, veio na esteira de comentários duros ontem por parte de dirigentes do Fed, de que a redução do balanço patrimonial do BC americano, que diminui a liquidez dos mercados, pode começar em maio e que será rápida. O documento mostrou grande preocupação com a alta da inflação nos EUA, a maior dos últimos 40 anos.

O índice VIX, que mede a volatilidade do mercado americano e serve como um termômetro do temor dos investidores, disparava 14,07%, a 24 pontos. O S&P500 caía com mais intensidade, 1,49%, e o Nasdaq 100 afundava 2,76%.

As novas sanções à Rússia também adicionam mal-estar aos mercados do exterior. A presidente do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen, disse hoje que as medidas propostas ontem, que incluem embargo a carvão russo, não serão as últimas. Avaliam-se agora, disse ela, o petróleo e a receita russa com combustíveis fósseis.

E a Casa Branca anunciou hoje uma nova lista de sanções à Rússia, que bloqueia ativos de grandes instituições financeiras e proíbe que empresas e cidadãos americanos façam novos investimentos no país governado por Vladimir Putin.

Mesmo assim, o preço do barril do petróleo tipo Brent despencava mais de 5%, rondando os US$101, depois que a Administração de Informação de Energia americana, EIA, divulgou os estoques de petróleo nos EUA, mostrando uma alta acima das expectativas do mercado.

Sobe e desce do Ibovespa

Entre os destaques negativos do Ibovespa, ações ligadas a tecnologia e ao setor doméstico, como as ordinárias da CVC (CVCB3) e da Locaweb (LWSA3), que recuavam 10,59% e 9,65% respectivamente, registravam as maiores quedas percentuais, pressionadas pela alta na curva de juros e o dia de maior aversão ao risco global.

Na ponta oposta do Ibovespa, os destaques positivos se davam para empresas ligadas ao setor petrolífero e as ações de maior liquidez ligadas a commodities, como as ordinárias da Suzano (SUZB3), que subiam 1,57%, e puxavam a fila das altas.

Texto: Bruno Luiz e Stéfanie Rigamonti
Edição: Allan Ravagnani
Imagem: Vinicius Martins / Mover

Nesta matéria

CVCB3

CVC BRASIL OPERADORA E AG...

11,33

-0,22

-1,90%

Relacionadas

LWSA3

LOCAWEB SERVI�OS DE INTER...

6,97

0,04

+0,57%

SUZB3

SUZANO S.A.

53,54

0,22

+0,41%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.