0

Ibovespa cai, com dados econômicos e crise energética global

mercados

Ibovespa cai, com dados econômicos e crise energética global

O Ibovespa opera em queda, refletindo dados econômicos piores do que o esperado no Brasil, além de um ambiente global com aversão ao risco

Ibovespa cai, com dados econômicos e crise energética global
peter-frontini-siqueira

Atualizado há 8 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 6 de outubro – O Ibovespa opera em queda na manhã desta quarta-feira, refletindo dados econômicos piores do que o esperado no Brasil, além de um ambiente global contaminado pela aversão ao risco diante do agravamento da crise energética.

Perto das 11h15, o Ibovespa recuava 1,96%, cotado a 108.288 pontos. Os papéis da Petrobras eram o destaque negativo da sessão, com queda nas ações preferenciais e ordinárias de 2,45% e 2,18%, com a queda no petróleo Brent.

Investidores repercutem o volume de vendas do comércio varejistas do Brasil divulgado mais cedo. O número frustrou as expectativas em agosto, registrando recuo de 3,1%, significativamente pior que o consenso Mover, que indicava crescimento de 0,7%.

Já o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna voltou a apresentar deflação em setembro, segundo mês seguido com recuo. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o IGP-DI do mês passado fechou com queda de 0,55%, levemente acima do consenso, que esperava recuo de 0,6%. Como no IGP-M, a queda de mais de 20% do minério de ferro pesou no dado.

O cenário político local segue no radar e pode impactar o sentimento dos investidores ao longo do dia. O governo busca consensos para solucionar o problema dos precatórios e para sancionar a Medida Provisória da Crise Hídrica.

Mercado internacional

A cautela permanece no cenário global com a inflação persistente, agravamento da crise energética e escassez de suprimentos ainda sem solução. Esses fatores tendem a fazer investidores buscarem por ativos mais seguros, o que levou os juros dos títulos do Tesouro americano para máximas desde junho, em seu terceiro dia consecutivo de alta.

A expectativa também é grande para a divulgação do relatório de emprego dos Estados Unidos na sexta-feira, o Payroll. Caso o número seja positivo, como indicaram dados divulgados hoje, o banco central americano pode iniciar a retirada de estímulos econômicos de combate à pandemia do coronavírus, através do “tapering”.

Texto: Peter Frontini
Edição: Karine Sena e Stéfanie Rigamonti
Arte: Mover


Leia também

Lira não consegue acordo para votar ICMS dos combustíveis, dizem fontes

TC prevê negociação de criptoativos na plataforma via Mercado Bitcoin

Risco de racionamento cai para 3%, ou até zero, com melhoria nas chuvas, diz consultoria

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.