Ibovespa cai com receio fiscal; no radar, Payroll, precatórios, balanços: Espresso
Ibovespa volta a descolar do rali das bolsas americanas, na esteira da dificuldade do governo em aprovar a PEC dos Precatórios no Congresso

Por
Atualizado há 7 meses
São Paulo, 4 de novembro – O Ibovespa teve forte queda no pregão desta quinta-feira. Ele descolou novamente do rali dos índices americanos, em meio à preocupação com as dificuldades do governo em aprovar a PEC dos precatórios no Congresso.
O índice voltou para os 103 mil pontos, no menor nível desde novembro de 2020, zerando os ganhos da semana, com forte queda dos bancos e de Petrobras (PETR4). Enquanto isso, o dólar disparou e os contratos futuros de juros subiram. Lá fora, o Dow Jones teve pequena queda, mas Nasdaq e S&P500 registraram altas, garantindo o sexto recorde de fechamento seguido.
Risco fiscal derruba Ibovespa e estressa juros
No menor patamar em quase um ano, o Ibovespa fechou em queda de 2,09%, a 103.412 pontos, com receio fiscal. Após uma aprovação apertada do texto-base da PEC dos Precatórios sinalizar dificuldade da continuidade do movimento na terça-feira, quando devem ser votados os destaques pela Câmara.
Esse risco fiscal também influenciou o dólar futuro, que subiu 0,92% a R$5,632, e as taxas dos contratos futuros de juros, os chamados DIs, que encerraram em alta em toda extensão, de até 15 pontos-base.
Rali das bolsas americanas
Os índices S&P500 e Nasdaq 100 bateram os seus recordes hoje, com altas de 0,42% e 1,25%, respectivamente, com disparada das ações de fabricantes de chips após a forte previsão financeira da Qualcomm e após decisão do Fed na véspera. Já o Dow Jones fechou em leve queda de 0,09%, com ajuste.
O petróleo Brent para janeiro recuou 1,77% e o WTI para dezembro, 2,54%, em sessão volátil após a Opep+ confirmar manutenção do aumento gradual de 400 mil barris por dia.
Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.
Texto: Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinicius Martins / Mover
Nesta matéria
PETR4
PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...
30,67
-1,46
-4,54%
Powered by
Análise de Investimentos
Últimas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.