Ibovespa cai com Rússia; no radar, Ucrânia, Fed, balanços, BC, Eletrobras: Espresso
Enquanto as bolsas americanas ficaram fechadas, o Ibovespa retornou ao patamar dos 111 mil pontos, derretendo com temor de guerra na Ucrânia

Por
Atualizado há 3 meses
São Paulo, 21 de fevereiro– O Ibovespa reverteu os ganhos e fechou em baixa após o aumento da aversão global ao risco por conta da decisão do presidente russo Vladimir Putin de reconhecer a independência das províncias amotinadas da Ucrânia, desafiando os Estados Unidos e seus aliados.
O receio de uma invasão total da Ucrânia fez o ouro, o dólar e o petróleo subirem. Os volumes, porém, foram menores pelo feriado do Dia do Presidente nos Estados Unidos.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou hoje que vai reconhecer a independência das regiões rebeldes pró-Rússia ucranianas de Donetsky e Luhansk. Em um longo discurso em que citou as ligações históricas com a Ucrânia, Putin defendeu que o país faria parte da nação russa e assinou acordos de cooperação ao lado dos representantes das duas províncias, determinando o envio de tropas para garantir a paz na região.
Na prática, os acordos já demonstram o reconhecimento dos governos rebeldes e as forças russas entrarão no território ucraniano, o que provocou forte reação do governo da Ucrânia e dos Estados Unidos e dos países europeus.
Em meio ao feriado nacional de aniversário de Washington, as bolsas americanas ficaram fechadas nesta segunda-feira. Os contratos futuros do S&P500 caíam 1,24%, a 4.289 pontos por volta das 18h30, enquanto os futuros do Nasdaq 100 recuavam 1,86%, em 13.735 pontos, conforme investidores vendiam ativos de risco para comprar ativos mais seguros como dólar e ouro.
Deslize do Ibovespa
No Brasil, o dólar futuro fechou em queda de 0,65%, cotado a R$5,112. O movimento de valorização do real descola de 21 principais divisas do globo no ano, com valorização de mais de 9%. As taxas dos contratos de juros futuros fecharam em queda de até 12 pontos-base, seguindo o dólar.
O Ibovespa fechou em queda de 1,02%, a 111.725 pontos, com temores em relação ao conflito da Ucrânia, em sessão global de aversão a risco e com menor volume pelo feriado nos Estados Unidos.
*Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.
Texto: Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins/ Mover
Nesta matéria
RRRP3
3R PETROLEUM �LEO E G�S S...
40,01
1,18
+2,87%
Relacionadas
PRIO3
PETRO RIO S.A.
24,40
0,95
+3,63%
QUAL3
QUALICORP CONSULTORIA E C...
12,17
0,60
+5,17%
POSI3
POSITIVO TECNOLOGIA S.A.
7,00
0,38
+5,16%
Powered by
Análise de Investimentos
Últimas
Atualizado há cerca de 2 horas
Atualizado há cerca de 2 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.