0

Ibovespa amplia queda com tendência negativa global e minério de ferro

mercados

Ibovespa amplia queda com tendência negativa global e minério de ferro

O Ibovespa ampliou sua trajetória de baixa no início desta tarde, impactado por tendência negativa global e pelo desempenho da Vale

Ibovespa amplia queda com tendência negativa global e minério de ferro
peter-frontini-siqueira

Atualizado há 8 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 28 de setembro –  O Ibovespa ampliou sua trajetória de baixa no início desta tarde, impactado por tendência negativa global. E pelo desempenho das ações da Vale com a queda do minério de ferro. Perto das 12h30, o Ibovespa recuava 2,02%, a 111.285 pontos, tendo operado abaixo do patamar de 111 mil pontos no pior momento da sessão.

Nesse mesmo horário, as ações ordinárias da Vale eram as que mais pesavam sobre o índice, com queda de 3,43%, diante do tombo de 6,06% do minério de ferro em Qingdao. Enquanto isso, as units do Inter tinham o pior desempenho percentual, com desvalorização de 11,02%.

A bolsa brasileira é contaminada por um ambiente negativo em mercados internacionais, com os índices de Wall Street também com quedas significativas, após dados de confiança do consumidor de setembro virem abaixo do consenso. O índice, medido pelo instituto Conference Board, caiu a 109,3 pontos, de 113,8 no mês passado e ante consenso de 115.

No Brasil, investidores reagem à ata da mais recente decisão de juros do Comitê de Política Monetária, o Copom. O documento mostrou que, ante os riscos inflacionários elevados, o Colegiado do Banco Central debateu acelerar o ritmo de elevação da taxa Selic na reunião da semana passada, indicando uma preocupação maior e uma posição mais dura da autoridade monetária em relação ao aumento de preços.

Nessa esteira, o Morgan Stanley disse em relatório divulgado hoje que o Brasil poderá encarar um cenário de estagflação, no qual a inflação acelerada não é acompanhada de crescimento econômico. O banco revisou suas projeções de inflação e Selic para cima, em 9,25% para março de 2022, e do Produto Interno Bruto para baixo.

Nos Estados Unidos, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e a Secretária do Tesouro, Janet Yellen, falam em sabatina ao Senado. Os investidores acompanham o tom das respostas das lideranças do Banco Central e do Tesouro às perguntas dos senadores.

O índice Bovespa já recuava no início da sessão desta terça-feira, empurrado por tendência negativa global e pelo desempenho das ações da Vale com a queda do minério de ferro. Por volta das 10h45, o índice Bovespa caia 0,97%, aos 112.479 pontos. As ações ordinárias da Vale caiam 2,47%, cotadas a R$76,85, com o tombo de 6,06% do minério de ferro em Qingdao.

Entre os destaques positivos estavam as ações ordinárias e preferenciais da Petrobras, que subiam 2,29% e 2,17%, respectivamente, na esteira da alta do petróleo Brent, cotado a US$80 dólares por barril, máxima em três anos.

Texto: Peter Frontini
Edição: Karine Sena, Renato Carvalho e Stéfanie Rigamonti
Arte: Mover


Leia também

Entrevista Exclusiva: Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, defende regra fiscal mais “crível”

Usiminas paralisa operações em Ipatinga após incidente; ações caem

Petrobras não vai mudar política de preços e avalia reajustes, diz Luna; ações sobem

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.