0

Ibovespa cai na abertura, mas Vale e Petrobras puxam índice

mercados

Ibovespa cai na abertura, mas Vale e Petrobras puxam índice

O Ibovespa caía levemente nas primeiros negociações desta segunda, com ações da Vale e da Petrobras impedindo uma queda mais expressiva

Ibovespa cai na abertura, mas Vale e Petrobras puxam índice
peter-frontini-siqueira

Atualizado há 8 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 27 de setembro – O Ibovespa caía levemente nas primeiros negociações desta segunda-feira, 27, com ações da Vale e da Petrobras impedindo uma queda mais expressiva. O desemprenho das companhia reflete as altas do minério de ferro e do petróleo.

Por volta das 10h35, o Ibovespa operava em queda de 0,38%, a 112.853 pontos. As ações ordinárias da Vale subiam 0,59% apoiadas pela alta do minério de ferro, que mais cedo subia 7,17%, a US$119,31 em Qingdao.

As ações preferenciais e ordinárias da Petrobras também avançavam, com o petróleo Brent tocando máximas de três anos, próximo ao nível de US$80 por barril.

No exterior, a semana tem agenda econômica recheada, com o começo da safra de dados do terceiro trimestre nos Estados Unidos. O mercado também aguarda as falas de diretores do Federal Reserve após o período de silêncio e leituras sobre a atividade econômica na China.

Estimativas de inflação

No Brasil, os investidores mantêm dados de inflação e emprego no radar, à espera da divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central amanhã. Dados devem esclarecer as expectativas da autarquia para a economia brasileira.

No Boletim Focus desta segunda-feira, o mercado elevou as projeções da inflação para 2021 de 8,35% para 8,45%, a 25ª alta seguida. Já para o ano que vem, a estimativa teve leve correção, passando de 4,10% para 4,12%, a décima elevação consecutiva.

As expectativas para a Selic foram mantidas em 8,25% para 2021, em linha com o comunicado do Copom na última semana, e 8,50% em 2022.

Veja abaixo as maiores variações percentuais e em pontos entre os ativos do Ibovespa hoje.

Texto: Peter Frontini
Edição: Karine Sena e Stéfanie Rigamonti
Arte: Vinícius Martins / Mover


Leia também

Semana recheada de indicadores faz mercados globais operarem mistos

Fernando Haddad na TC Rádio, dívida pública, custo à construção: Calendário Econômico

Sanita: Minerva (BEEF3) diminuirá assimetria com JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3)?

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.