Ibovespa cai para os 103 mil pontos com aversão ao risco no exterior
Inflação persistente e possibilidade de recessão global fazem os investidores buscarem proteção no dólar, pressionando o Ibovespa

Atualizado há 11 dias
São Paulo, 9 de maio – O Ibovespa segue em queda na tarde desta segunda-feira e voltou ao patamar dos 103 mil pontos, na esteira do forte sentimento de aversão ao risco dos investidores, que seguem buscando proteção no dólar americano diante da persistência da inflação de custos e a possibilidade de uma recessão global.
Por volta das 15h55, o Ibovespa operava em queda de 1,66%, a 103.391 pontos, enquanto os contratos de dólar futuro avançavam 1,20% a R$5,178, e os juros futuros subiam até 13,5 pontos-base.
A aversão ao risco disparou na manhã de hoje após a China divulgar dados de exportações, que atingiram o menor patamar em quase dois anos – evidenciando sinal de fraqueza tanto na segunda maior economia do mundo quanto em seus parceiros comerciais. Apoiado nesses fatos, os índices S&P 500, Nasdaq 100 e Dow Jones recuavam em bloco, 2,60%, 3,73% e 1,41%, respectivamente.
Além disso, o petróleo recua após a Arábia Saudita cortar os preços de venda para compradores na Ásia, na esteira de menor demanda por combustíveis na China. O ouro cai, refletindo o dólar americano mais forte, assim como o Bitcoin recua. O minério de ferro afunda, com a desaceleração na China.
Maiores quedas do Ibovespa
As ações preferenciais do Itaú (ITUB4) fazem a maior pressão no Ibovespa, recuando 1,93%, mesmo após o banco superar projeções nas principais linhas de seu balanço do primeiro trimestre.
Na visão percentual, as maiores quedas eram das ordinárias Magazine Luiza (MGLU3) e da Embraer (EMBR3), que recuavam 7,91% e 7,42%, respectivamente.
Diante do recuo de commodities, o índice de Materiais Básicos caíam 2,23%, enquanto outros índices de setores da bolsa brasileira seguem em tendência de queda.
No radar dos investidores hoje está a divulgação de balanços do primeiro trimestre depois do fechamento do mercado. Hoje saem resultados de Iochpe Maxion, Sinqia, Assai, Grupo Mateus, Via e Méliuz.
Texto: Gabriel Brondi
Edição: Allan Ravagnani e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Mover
Nesta matéria
ITUB4
ITAU UNIBANCO HOLDING S.A...
24,92
0,02
+0,08%
Relacionadas
MGLU3
MAGAZINE LUIZA S.A.
3,73
0,01
+0,26%
NTCO3
NATURA &CO HOLDING S.A.
17,23
0,28
+1,65%
Powered by
Análise de Investimentos
Últimas
Atualizado há cerca de 11 horas
Atualizado há cerca de 13 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.