0

Ibovespa acelera alta após ata do banco central americano

mercados

Ibovespa acelera alta após ata do banco central americano

Ibovespa também é impulsionado pela alta no preço das commodities, mas investidores seguem atentos à tensão nas fronteiras da Ucrânia

Ibovespa acelera alta após ata do banco central americano
eduardo-puccioni

Atualizado há 3 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 16 de fevereiro – O Ibovespa acelerou movimento de alta nesta quarta-feira logo após a divulgação da ata do comitê decisório de juros dos Estados Unidos, e ensaia sua sétima alta consecutiva, também impulsionado pela valorização nos preços de commodities. No radar dos investidores, ainda estão as tensões no Leste Europeu e o vencimento de opções sobre o índice hoje.

Por volta das 17h, o Ibovespa registrava alta de 0,57%, aos 115.481 pontos, enquanto o índice futuro subia 0,40%, aos 117.020 pontos. O dólar futuro acentuava queda para 0,63%, a R$5,141, enquanto a curva de juros caía em quase toda sua extensão. Apenas os contratos vincendos em 2024 e 2025 subiam até 4,5 pontos-base.

Em ata da última reunião do comitê decisório de juros dos Estados Unidos, divulgada hoje, o banco central americano observou que a inflação mantém-se elevada no país, por isso, a maioria dos membros do comitê  sugeriu um ritmo mais rápido de elevação da taxa básicas de juros em comparação com o início do aperto promovido em 2015.

Contudo, a autarquia ainda deixou em aberto se a alta será de 25 pontos-base ou em um ritmo mais acelerado, de 50 pontos-base.

Logo após a divulgação da ata, as bolsas americanas arrefeceram movimento de queda observado no pregão. Já os yields dos Treasuries de dez anos passaram a cair um ponto-base. No exterior, o índice Dólar DXY, que mensura o desempenho da moeda americana contra uma cesta de divisas, recuava 0,30%.

Mas os investidores ainda ponderam as notícias sobre a tensão nas fronteiras da Ucrânia. Apesar de, mais cedo, a Rússia ter divulgado vídeo que supostamente mostra a retirada de parte das tropas russas da região, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan, subiu o tom hoje, dizendo que não houve diminuição, mas um aumento de soldados russos na região, e que as ações da Rússia constituem ‘grave ameaça’.

Aqui no Brasil, é dia de vencimento de exercício de opções sobre o Ibovespa, evento que costuma trazer volatilidade ao mercado acionário. Há posições grandes descobertas em contratos de opção de compra aos 115 e 116 mil pontos, que podem representar resistências técnicas para o índice hoje.

Sobe e desde do Ibovespa

Entre as ações que fazem parte do Ibovespa, o destaque nos ganhos por pontos é dos papéis preferenciais da Petrobras (PETR4), que avançam mais de 3% e hidratam o índice em aproximadamente 260 pontos, em linha com o avanço no preço futuro do petróleo tipo Brent, que sobe 1,33%, diante das incertezas sobre a tensão na Ucrânia.

A ação ordinária da Vale (VALE3) vem em seguida, avançando 1,07%, seguindo a alta de 3,05% do minério de ferro em Qingdao, na China.

Nas altas percentuais, figuravam à frente empresas ligadas ao consumo, principalmente as supermercadistas, com a queda nos juros futuros hoje. A ação ordinária de Assai (ASAI3) puxava a fila, em alta de 7,22%, seguida por CVC (CVCB3), em elevação de 5,05%, e Carrefour (CRFB3), que subia 4,81%.

Texto: Eduardo Puccioni
Edição: Allan Ravagnani e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Mover

Nesta matéria

VALE3

VALE S.A.

79,91

0,01

+0,01%

Relacionadas

PETR4

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

34,24

-1,28

-3,96%

ASAI3

SENDAS DISTRIBUIDORA S.A.

15,40

-0,28

-1,76%

CVCB3

CVC BRASIL OPERADORA E AG...

12,65

-0,83

-6,88%

CRFB3

ATACAD�O S.A.

19,54

0,23

+1,18%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.