0

Ibovespa futuro avança e dólar cai, em linha com o exterior: Espresso

mercados

Ibovespa futuro avança e dólar cai, em linha com o exterior: Espresso

O Ibovespa futuro avançava aos 107 mil pontos, em movimento de correção após o feriado no Brasil e a melhora do sentimento em Nova York

Ibovespa futuro avança e dólar cai, em linha com o exterior: Espresso
tcuser

Atualizado há 6 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 16 de novembro – O mercado de câmbio iniciou a sessão apontando para queda do dólar futuro de 0,34%, a R$ 5,455, enquanto o Ibovespa futuro avançava 0,20% aos 107.150 pontos, em movimento de correção após o feriado no Brasil e a melhora do sentimento em Nova York. Os investidores locais digerem também a fala do presidente Jair Bolsonaro dizendo que elevará os salários de alguns servidores em 2022 caso a Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios seja aprovada.

Já as taxas dos contratos futuros de juros operavam em sua maioria em queda, seguindo a divulgação do IBC-Br em linha com o consenso, enquanto os dados IGP-10 vieram abaixo. Apenas o vencimento em janeiro de 2022 aponta para uma alta de até 2 pontos-base, enquanto os demais vencimento recuavam até 7 pontos-base.

IGP-10

Com forte alta dos combustíveis, o Índice Geral de Preços – 10 voltou a subir em novembro, em 1,19%, mas abaixo da alta de 1,70% esperada pelo mercado. No período, os combustíveis puxaram o aumento, passando de 0,94% em outubro para 8,48% em novembro.

IBC-Br

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central recuou em setembro, ficando praticamente em linha com o consenso e registrando queda no terceiro trimestre do ano. No mês, o IBC-Br registrou queda de 0,27%, ante o consenso de recuo de 0,30%. No trimestre encerrado em setembro, a contração foi de 0,14%. No acumulado de 2021 até setembro, a alta é de 5,88% e, em 12 meses, de 4,22%.

Focus

Nesta semana, a expectativa do boletim Focus para o PIB de 2022 caiu de 1% para 0,93%, sendo a sexta revisão para baixo. Para este ano, o Focus também rebaixou a projeção do PIB, de 4,93% para 4,88%. Para a inflação, as expectativas passaram de 9,33% para 9,77% em 2021 e de 4,63% para 4,79% em 2022. Com relação à Selic, as estimativas foram mantidas em 9,25% para este ano e 11% para 2022.

Empresas

O processo de privatização da Eletrobras deve ser votado no plenário do Tribunal de Contas da União somente após o recesso do órgão, em janeiro de 2022, informa coluna de Lauro Jardim no jornal O Globo. Segundo a publicação, o ministro e relator Aroldo Cedraz vai “sentar em cima” do processo como uma retaliação contra o governo federal, que teria o “atropelado” no processo de votação do 5G. Leia mais no Panorama Corporativo.

Para conferir outras edições do Espresso ao longo do dia e conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Mover
Edição: Stéfanie Rigamonti
Arte: Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.