0

Ibovespa futuro cai; investidores monitoram repercussões da PEC dos Precatórios: Espresso

mercados

Ibovespa futuro cai; investidores monitoram repercussões da PEC dos Precatórios: Espresso

O Ibovespa futuro cai, enquanto que o mercado de câmbio abriu o dia em alta, em linha com o fortalecimento do dólar no exterior

Ibovespa futuro cai; investidores monitoram repercussões da PEC dos Precatórios: Espresso
tcuser

Atualizado há 7 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 4 de novembro – O mercado de câmbio abriu o dia em alta, após despencar mais de 2% na véspera, em linha com o fortalecimento do dólar no exterior. A decisão do Federal Reserve ainda repercute, apesar das altas recordes nos índices americanos. Já a curva de juros opera mista, com os contratos mais curtos recuando, enquanto os mais longos sobem, também em movimento de ajuste após a forte queda na véspera. O Ibovespa futuro, por sua vez, cai 0,8%, com os investidores monitorando o andamento da PEC dos Precatórios.

Repercussão

Após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios, o ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes, do PDT, disse no Twitter que sua pré-candidatura está suspensa. Cerca de 25 deputados de oposição, sendo 15 do PDT, votaram a favor do texto ontem, o que contribuiu para a aprovação da PEC. Gomes disse que pedirá para o partido reavaliar a posição. Leia mais no Panorama Político.

Indústria

A produção industrial no Brasil voltou a ter retração em setembro, o quarto resultado negativo consecutivo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, no nono mês do ano, a produção industrial recuou 0,4%, mais do que a queda de 0,3% prevista pelo consenso. Na comparação com setembro do ano passado, o índice caiu 3,9%, levemente acima da alta prevista em 4%.

Mercado internacional

O Banco da Inglaterra manteve os juros em 0,10%, mas, desta vez, dois diretores votaram por elevar as taxas, enquanto outros sete votaram por manter. Apesar dessa dissidência sobre os juros, todos votaram a favor de manter o programa de recompra de ativos em 875 bilhões de libras. A justificativa foi a questão do emprego. No comunicado, o banco alertou que, caso o mercado de trabalho mostre recuperação, será necessário elevar juros “nos próximos meses”.

Empresas

A Gerdau iniciou oferta para recompra de até US$500 milhões em bônus no exterior, com o intuito de gerenciar os passivos da companhia. A JBS informou que é falsa a notícia de que os irmãos Joesley e Wesley Batista processaram a companhia por acordo de leniência. A CBA adquiriu 80% da Alux do Brasil, especializada em ligas secundárias, por R$110 milhões. E a Vale assinou memorando de entendimento com a siderúrgica coreana POSCO para reduzir emissões de carbono. Leia mais no Panorama Corporativo.

Para conferir outras edições do Espresso ao longo do dia e conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Mover
Edição: Stéfanie Rigamonti
Arte: Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.