0

Ibovespa futuro e dólar operam mistos de olho na agenda local

mercados

Ibovespa futuro e dólar operam mistos de olho na agenda local

Em dia que deve ter a liquidez reduzida devido ao feriado nos EUA e de dados mistos aqui no Brasil, Ibovespa futuro abre em baixa

Ibovespa futuro e dólar operam mistos de olho na agenda local
bruno-luiz

Atualizado há 4 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 17 de janeiro – O Ibovespa futuro iniciou a segunda-feira em queda, após os dados de inflação e de atividade econômica saírem mistos no Brasil, em um dia que deve ter a liquidez reduzida devido ao feriado nos Estados Unidos.

Por volta das 9h15, o Ibovespa futuro abria em baixa 0,47% aos 107.450 pontos, enquanto o dólar futuro operava em queda de 0,28%, negociando a R$5,536. No mercado de juros, as taxas dos contratos futuros apontavam para uma alta de até sete pontos-base.

Nos Estados Unidos, com a liquidez reduzida devido ao feriado de Martin Luther King Jr., apenas os índices futuros funcionam, e eles operam em viés de alta, com destaque para o S&P500 futuro, que sobe 0,24%.

Na China, o PIB do país avançou 8,1% em 2021, pouco acima do consenso de 8%, mas desacelerou em relação ao terceiro trimestre. O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central chinês) reduziu a taxa de juros em linha com os movimentos expansionistas que ele vem tomando nas últimas semanas, após os abalos econômicos por surtos de covid.

Há pouco, o BC divulgou o IBC-Br de novembro, tido como uma prévia do PIB do Brasil. O índice teve variação de 0,69% no mês, ante expectativa de um avanço de 0,70%. No cumulado do ano até novembro, o avanço foi de 4,59%.

Em conjunto com esse dado, as perspectivas inflacionárias do país se mantêm mistas, com o Índice Geral de Preços-10 mensal que saiu esta manhã subindo 1,79%, ante o consenso Mover que apontava para uma alta de 1,60%, e o Índice de Preços ao Consumidor Semanal, IPC-S, mostrando desaceleração.

No campo político, o mercado pode enfrentar volatilidade na expectativa pela adesão na greve dos servidores amanhã. “A paralisação dos servidores no dia 18 deve servir como termômetro. Caso a adesão seja grande, poderemos ver mais pressões no orçamento, que segue para sanção já na semana que vem”, disse a XP no seu relatório matinal.

Para a abertura do mercado à vista, investidores devem ficar de olho nas bolsas no exterior, como o Euro Stoxx 600 que opera em alta de 0,57%, e é um indicativo de apetite por risco global na sessão de hoje.

Texto: Bruno Luiz
Edição: Allan Ravagnani
Imagem: Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.