0

Ibovespa futuro recua diante de agenda cheia de dados e exterior misto

mercados

Ibovespa futuro recua diante de agenda cheia de dados e exterior misto

Ibovespa futuro cai com avanço da ômicron na China aumentando aversão a risco no exterior, enquanto investidores aguardam dados de inflação

Ibovespa futuro recua diante de agenda cheia de dados e exterior misto
eduardo-puccioni

Atualizado há 4 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 10 de janeiro –  O Ibovespa futuro iniciou a segunda-feira em queda, mantendo o tom de aversão ao risco que dominou a semana passada, com dados de inflação previstos para os próximos dias nos Estados Unidos e no Brasil, e com avanço da variante ômicron na China.

A recente fala do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, sobre não reajustar o salário de servidores, e temores de rompimento de barragens em Minas Gerais adicionam mais tensão ao início da sessão.

Por volta das 9h10, o Ibovespa futuro tinha queda de 0,15% aos 103.225 pontos, enquanto o dólar futuro operava em alta de 0,05%, negociado a R$ 5,668.

No mercado de juros, as taxas dos contratos futuros apontavam para uma queda de até 7 pontos-base, ignorando o Boletim Focus, que elevou a projeção da Selic para 2022 de 11,50% para 11,75%.

Mercado exterior

Os Treasury yields avançam esta manhã em todos os vencimentos, com expectativas pelos dados da inflação ao consumidor americana – previstos para quarta-feira e com consenso apontando para 7,0% – e aumento das apostas na postura mais dura do Federal Reserve, banco central americano, com relação aos juros e ao seu balanço patrimonial.

Cenário macro local

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro sugeriu que nenhuma categoria do funcionalismo público tem reajustes salariais garantidos, o que pode amenizar percepções de risco fiscal, mas mantém a incerteza elevada sobre o tema – especialmente com ameaças de greve no Banco Central e na Receita Federal.

Amanhã sai o índice oficial IPCA de dezembro e o consenso aponta para um recuo da inflação de 12 meses abaixo dos dois dígitos, fechando o ano de 2021 em 9,97%.

Mercado está atento também à situação das mineradoras com operações em Minas Gerais. Por conta do nível elevado de chuvas que atinge o estado, a Vale informou por meio de comunicado ao mercado que paralisou parcialmente a circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória a Minas e produção dos Sistemas Sudeste e Sul.

Petrobras e Vale

Para a abertura do mercado à vista, investidores ficavam de olho nos papéis da Petrobras, cujos recebidos negociados no pré-mercado em Nova York operavam em alta de 0,45%, enquanto as ADRs da Vale subiam 0,07%.

Texto: Eduardo Puccioni
Edição: Gustavo Bonato
Imagem: Mover

Nesta matéria

PETR3

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

37,24

-4,66

-11,93%

Relacionadas

PETR4

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

34,24

-4,60

-12,70%

VALE3

VALE S.A.

79,91

1,12

+1,35%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.