0

Ibovespa futuro sobe com ajustes após quedas de ontem

mercados

Ibovespa futuro sobe com ajustes após quedas de ontem

O Ibovespa futuro ensaia recuperação, junto com o pré-mercado americano, mas as tensões entre Rússia e Ucrânia continuam no radar

Ibovespa futuro sobe com ajustes após quedas de ontem
gabriel-brondi

Atualizado há 3 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 18 de fevereiro – O Ibovespa futuro abriu em alta na manhã desta sexta-feira, após o movimento global de aversão ao risco verificado ontem por parte dos investidores, com os receios sobre as possibilidades de uma invasão russa na Ucrânia.

Por volta das 10h05, o índice futuro do Ibovespa subia 0,69% a 115.610 pontos, enquanto os contratos de dólar futuro recuam 0,60% cotados a R$5,150, ensaiando a sexta semana consecutiva de queda.

Já os contratos de juros futuros recuavam em todos os vencimentos em até 7,5 pontos-base, seguindo a direção do câmbio.

Nos EUA, investidores devem acompanhar as declarações de quatro diretores do Federal Reserve em eventos públicos. Os discursos podem direcionar os mercados quanto ao futuro dos juros do país, com a expectativa de sinais sobre o tamanho e a velocidade da alta.

Entre os membros que devem falar hoje, o destaque é para John Williams, do Fed de Nova York, às 13h00, e Lael Brainard, indicada para a vice-presidência do Fed, às 15h30. As bolsas norte-americanas estarão fechadas na segunda-feira, pelo feriado do Dia do Presidente, o que deve elevar a cautela nos posicionamentos da sessão de hoje.

No radar

Os investidores também seguem de olho nas falas de autoridades russas e norte-americanas sobre a situação na Ucrânia, especialmente pela promessa de retirada de tropas da Rússia de Belarus a partir de domingo. O governo russo confirmou que o presidente Vladimir Putin acompanhará o fim dos exercícios militares no fim de semana.

No cenário local, o presidente Jair Bolsonaro sobrevoará pela manhã as regiões afetadas pelas chuvas em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Será divulgada uma pesquisa encomendada pela XP com intenções de votos para as eleições presidenciais deste ano.

O pré-mercado em Nova York mostrava uma leve alta nas ADRs da Vale, e da Petrobras, com o mercado realizando um movimento de correção após as quedas no pregão anterior. Operadores disseram que o Ibovespa futuro pode apresentar forte volatilidade na abertura de hoje, refletindo o vencimento de opções para ações.

Nas bolsas dos Estados Unidos, o futuro de Nasdaq era o destaque com alta de 0,70%, após apresentar a maior queda entre os índices americanos no pregão anterior. Os futuros de S&P500 e Dow Jones também avançam, com valorizações de 0,51% e 0,41%, respectivamente.

Texto: Gabriel Brondi
Edição: Renato Carvalho e Letícia Matsuura
Imagem: Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.