0

Ibovespa oscila, pressionado por Vale e outras mineradoras

mercados

Ibovespa oscila, pressionado por Vale e outras mineradoras

Com queda de mais de 7% da Vale, Ibovespa opera em baixa, enquanto investidores aguardam a votação da PEC dos Precatórios

Ibovespa oscila, pressionado por Vale e outras mineradoras
peter-frontini-siqueira

Atualizado há 7 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 3 de novembro – O Ibovespa oscila na tarde desta quarta-feira, com a forte queda dos papéis da Vale, enquanto investidores esperam a votação da Proposta de Emenda à Constituição sobre os precatórios e a decisão de política monetária dos Estados Unidos pelo Federal Reserve.

Perto das 14h45, o Ibovespa operava em queda de 0,44%, cotado a 105.086 pontos. No pior momento do dia, o índice chegou a cair mais de 1%. As ações ordinárias da Vale (VALE3) perdiam 7,08% após o Morgan Stanley reduzir o preço-alvo das ADRs da mineradora de US$18 para US$16, reiterando recomendação neutra. O setor de mineração liderava as perdas.

Na ponta positiva, as preferenciais das Lojas Americanas (LAME4) saltavam 10,20%, após anúncio de aprovação do protocolo para reorganização societária de sua controlada, a Americanas.

Dentre os destaques da volta do feriado nacional, estava a possível votação na Câmara dos Deputados da PEC dos Precatórios. Segundo os jornais O Globo e Folha de São Paulo, a força-tarefa que governo e líderes da base aliada montaram para evitar derrota da proposta inclui ameaças de não pagamento de emendas aos que se ausentarem da sessão. O texto precisa do apoio de 308 deputados.

Mercado internacional

No exterior, investidores aguardam a decisão de política monetária do Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve, às 15h. A expectativa é de que o banco central americano anuncie o início da retirada de estímulos na economia dos Estados Unidos através do ‘tapering’. O comitê também deve sinalizar quando começará a elevar a taxa de juros.

Mais cedo, o PMI dos Estados Unidos, índice de gerentes de compras da provedora de dados IHS Markit, avançou a 58,7 pontos em outubro e ultrapassou a leitura prévia de 58,2 pontos, que também era o consenso. O dado mostra uma aceleração no maior ritmo em três meses, com o arrefecimento da pandemia, mas a escassez persistente de suprimentos e dificuldades nas contratações derrubaram a confiança das empresas à mínima em oito meses.

Texto: Peter Frontini
Edição: Karine Sena e Stéfanie Rigamonti
Arte: Vinicius Martins / Mover

Nesta matéria

VALE3

VALE S.A.

79,91

1,41

+1,76%

Relacionadas

LAME4

LOJAS AMERICANAS S.A.

0,00

0,00

+0,00%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.