0

Ibovespa sobe com Petrobras e exterior, após três sessões negativas

mercados

Ibovespa sobe com Petrobras e exterior, após três sessões negativas

O Ibovespa fechou em alta 0,55% após três sessões de queda, puxado por otimismo do exterior, dados brasileiros de varejo e Petrobras

Ibovespa sobe com Petrobras e exterior, após três sessões negativas
clara-castro

Atualizado há cerca de 1 mês

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 13 de abril – O Ibovespa fechou pela primeira vez em alta nesta quarta-feira, após três sessões em queda, refletindo o otimismo do exterior e os dados de varejo brasileiro acima do esperado, assim como a valorização das ações da Petrobras.

O índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo fechou em alta de 0,55%, aos 116.781 pontos, com destaque para os ganhos da Petrobras, cujas ações ordinárias (PETR3) e preferenciais (PETR4) subiram 2,46% e 2,13%, respectivamente, adicionando o maior número de pontos ao Ibovespa.

“O tom de otimismo do fechamento de hoje, que fez a bolsa retornar aos 116 mil pontos, reflete o contexto de altas expectativas entoado, em parte, pela assembleia-geral da Petrobras e pelos dados da performance das vendas do varejo”, avaliou o analista de investimentos CNPI, Rob Correa.

A assembleia de acionistas da petroleira, que começou na tarde de hoje, terá como destaque a votação do nome de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da estatal. A valorização dos preços do petróleo no mercado internacional também contribuiu para os ganhos dos papeis da companhia no pregão de hoje.

Outro destaque do dia foi a divulgação do IBGE de alta de 1,10% do setor varejista em fevereiro, na base mensal, acima da expectativa de 0,10% do mercado. Na comparação com fevereiro de 2021, o varejo cresceu 1,30%, acima do consenso de queda de 1,10%.

Ainda segundo Correa, a reafirmação do rating de crédito do Brasil medido pela Moody’s também melhorou o humor do mercado. Contrariando expectativas, a agência manteve a nota do país em Ba2 e informou que a perspectiva é que tal classificação seja preservada.

O Dow Jones, o S&P500 e o Nasdaq 100 fecharam em altas de 1,01%, 1,12% e 1,99%, respectivamente, com o foco de investidores na temporada de balanços do primeiro trimestre, que começou hoje com JPMorgan e Delta Airlines.

De volta ao Brasil, a ação ordinária da Ultrapar (UGPA3) liderou os ganhos a 4,03%, seguida pela preferencial de tipo B da Eletrobras (ELET6), com 3,81%. Por outro lado, a ordinária da CVC (CVCB3) perdeu 2,81%, na maior queda do índice.

Maiores variações no Ibovespa hoje

Texto: Clara Guimarães
Edição: Gabriela Guedes
Arte: Vinícius Martins/ Mover

Nesta matéria

PETR3

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

37,24

0,21

+0,56%

Relacionadas

PETR4

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

34,24

0,46

+1,34%

UGPA3

ULTRAPAR PARTICIPACOES S....

13,15

0,41

+3,11%

ELET6

CENTRAIS ELET BRAS S.A. -...

43,10

-0,28

-0,64%

CVCB3

CVC BRASIL OPERADORA E AG...

12,65

-0,19

-1,50%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.