0

Ibovespa cai com aversão ao risco em meio à tensão na Ucrânia

mercados

Ibovespa cai com aversão ao risco em meio à tensão na Ucrânia

Além da intensificação da tensão na Ucrânia, o vencimento de opções sobre ações na bolsa brasileira ajuda na volatilidade do Ibovespa

Ibovespa cai com aversão ao risco em meio à tensão na Ucrânia
eduardo-puccioni

Atualizado há 3 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 18 de fevereiro – O Ibovespa acentuou a queda na tarde desta sexta-feira, após a agência RIA, ligada ao governo russo, relatar “grande explosão” e evacuações em área separatista da Ucrânia, dando um sinal de que o conflito do país com a Rússia pode estar perto do início.

Hoje ainda é dia de vencimento de opções sobre ações na bolsa brasileira, o que deixa o mercado local ainda mais volátil.

Por volta das 16h, o Ibovespa registrava queda de 0,27% aos 113.222 pontos, apagando os ganhos da manhã. O Ibovespa futuro apresentava retração de 0,12% aos 114.680 pontos.

A notícia de um aumento na tensão no Leste europeu também mexeu com as bolsas de Nova York, com destaque para o Nasdaq 100, que recuava 1,16%. S&P500 e Dow Jones cediam 0,53% e 0,64%, respectivamente. O Índice VIX, que mede a volatilidade do S&P500, tinha alta de 1,71% a 28,59 pontos.

O líder separatista apoiado pela Rússia, Denis Pushilin, disse nas redes sociais que Moscou havia concordado em fornecer acomodação para as pessoas que deixam a Ucrânia, de acordo com reportagem da Reuters.

Sobe e desce do Ibovespa

Entre as ações que fazem parte do Ibovespa, a ação ordinária da Petrobras (PETR3) tinham quedas próximos de 1%. Já o maior recuo do índice era do papel ordinário da Rumo (RAIL3), com retração de mais de 8%. A subsidiária de concessões ferroviárias da Cosan registrou prejuízo líquido de R$384 milhões no quarto trimestre, pressionada pela inflação e a disparada de 43,5% nos custos com combustíveis.

Na ponta positiva, a maior alta era do papel ordinário da Cielo (CIEL3), com avanço superior a 13%. A companhia de adquirência acertou a venda da totalidade das ações que detinha na MerchantE por US$290 milhões.

Texto: Eduardo Puccioni
Edição: Renato Carvalho e Letícia Matsuura
Imagem: Vinícius Martins / Mover

Nesta matéria

CIEL3

CIELO S.A. - INSTITUI��O ...

3,47

0,10

+2,89%

Relacionadas

PETR3

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

37,24

0,52

+1,39%

RAIL3

RUMO S.A.

15,67

0,26

+1,66%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.