Ibovespa tem primeira alta do ano; no radar, Payroll, Fed, ômicron, fiscal: Espresso
Impulsionado por commodities e bancos, o Ibovespa sobe 0,55%, enquanto as bolsas americanas azedaram repercutindo ainda ata do banco central

Por
Atualizado há 4 meses
São Paulo, 6 de janeiro – O Ibovespa teve nesta quinta-feira finalmente seu primeiro pregão de alta do ano, recuperando uma pequena parte das perdas das três sessões anteriores e reduzindo o recuo na semana para 3,11%.
Com o ajuste, o mercado brasileiro se descolou das bolsas americanas, que continuam em queda, repercutindo as indicações da ata do Federal Reserve de ontem de que o aperto monetário nos Estados Unidos começará mais cedo e será maior que o previsto. Os juros longos americanos voltaram a subir, com o rendimento de dez anos encerrando o dia em 1,73%, derrubando o ouro.
Commodities e bancos ajudam Ibovespa
Ibovespa fechou o primeiro pregão positivo do ano, descolando da queda dos Estados Unidos, em ajuste e com apoio das empresas ligadas às commodities e dos bancos. O índice brasileiro subiu 0,55%, a 101.561 pontos, enquanto o dólar futuro recuou 0,36% a R$5,714.
A curva de juros fechou mista após fortes altas, com os contratos perto da estabilidade e o para janeiro de 2023 em queda de 8,5 pontos-base. Ajudou a acalmar os juros o sucesso do leilão de papéis prefixados do Tesouro, com grande procura até no papel com vencimento em 2033.
Wall Street azedo
As bolsas americanas fecharam em queda nesta quinta-feira, ainda repercutindo o tom mais duro na ata do Federal Reserve e à espera da divulgação dos dados de emprego urbano, o Payroll, amanhã.
O Dow Jones recuou 0,47% e o S&P500 e o Nasdaq 100, que ensaiam altas pela manhã, caíram 0,10% e 0,04%, respectivamente. O petróleo Brent e o WTI fecharam em altas respectivas de 1,47% e 2,06%, pela ordem, em meio a conflitos no Cazaquistão e redução da produção na Líbia. Já o ouro caiu 1,9% com a alta dos juros americanos.
Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.
Texto: Mover
Edição: Letícia Matsuura
Imagem: Vinícius Martins / Mover
Últimas
Atualizado há cerca de 21 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.