0

Ibovespa tem primeira alta em três sessões com Petrobras e Eletrobras

mercados

Ibovespa tem primeira alta em três sessões com Petrobras e Eletrobras

O Ibovespa voltou a subir, avançando 0,54%, impulsionado por companhias estatais e em linha com o bom humor das bolsas americanas

Ibovespa tem primeira alta em três sessões com Petrobras e Eletrobras
clara-castro

Atualizado há cerca de 1 mês

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 7 de abril – O Ibovespa registrou sua primeira alta em três pregões nesta quinta-feira, guiada por empresas ligadas ao setor público, como Petrobras e Eletrobras, e acompanhando a melhora dos índices americanos.

O índice de referência da bolsa de valores de São Paulo avançou 0,54%, a 118.862 pontos. Já as bolsas de Wall Street reverteram as quedas de mais cedo, em recuperação após duas sessões negativas consecutivas. O Dow Jones fechou em alta de 0,25%, o S&P500, 0,43% e o Nasdaq 100, 0,23%.

As maiores altas percentuais do Ibovespa foram das empresas ligadas ao setor público, com a ordinária (PETR3) e a preferencial (PETR4) da Petrobras subindo 5,19% e 5,01%, respectivamente. As ordinárias da Eletrobras (ELET3) ganharam 3,14%. A ação preferencial tipo A da Braskem (BRKM5) liderou os ganhos do pregão, a 6,96%.

Já as ações ordinárias da IRB Brasil (IRBR3) caíram 3,54%, seguidas pelas da Hapvida (HAPV3), com perdas de 3,23%, e da MRV (MRVE3), de 2,82%.

O mercado repercutiu a indicação do ex-secretário do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Coelho, para a presidência da Petrobras, e de Marcio Weber para presidir o conselho de administração da estatal. Ambos foram indicados pelo governo e precisam ser aprovados na assembleia-geral de acionistas da companhia agendada para 13 de abril.

Apesar da alta das bolsas globais hoje, o economista Deividi Guedes, fundador da Ótica do Dinheiro, afirmou à Mover que o “mercado ainda demonstra cautela, enquanto repercute a guerra na Ucrânia, que se estende além do esperado por diversos analistas”. Ele destacou a ata do Federal Reserve, que apontou para um ataque mais agressivo à inflação americana.

Investidores também acompanharam hoje as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que declarou em evento que as expectativas do mercado para o crescimento do país neste ano devem ser revistas para cima, diante de trajetória positiva trazida, principalmente, pela alta dos preços de commodities. Campos reforçou que o BC tem os instrumentos para combater a inflação elevada.

Maiores variações no Ibovespa hoje

Texto: Clara Guimarães
Edição: Gabriela Guedes
Arte: Vinícius Martins/ Mover

Nesta matéria

PETR3

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

36,82

-0,85

-2,25%

Relacionadas

PETR4

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

0,00

-0,56

-1,63%

ELET3

CENTRAIS ELET BRAS S.A. -...

41,58

-0,94

-2,15%

BRKM5

BRASKEM S.A.

41,85

-1,56

-3,53%

IRBR3

IRB - BRASIL RESSEGUROS S...

2,60

-0,06

-2,44%

HAPV3

HAPVIDA PARTICIPACOES E I...

8,04

0,29

+4,44%

MRVE3

MRV ENGENHARIA E PARTICIP...

9,94

-0,56

-5,51%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.