0

IGP-M acelera em janeiro, mas fica abaixo de consenso

mercados

IGP-M acelera em janeiro, mas fica abaixo de consenso

O IGP-M fechou janeiro com inflação de 1,82%, frente ao avanço de 0,87% no mês passado, acumulando alta de 16,91% nos 12 meses

IGP-M acelera em janeiro, mas fica abaixo de consenso
guilherme-maradei-dogo

Atualizado há 4 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 28 de janeiro – Conhecido como inflação do aluguel, o Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, acelerou em janeiro frente a dezembro, refletindo a alta dos preços do minério de ferro e contaminando a inflação ao produtor, mas ficou abaixo das expectativas do mercado pela desaceleração do índice de consumo.

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, o IGP-M fechou janeiro com alta de 1,82%, frente ao avanço de 0,87% no mês passado. Com isso, o índice acumula 16,91% nos 12 meses.

André Braz, coordenador da FGV, diz que a escalada de preços do minério de ferro, de 18,26% no mês, corresponde a 52% do resultado do Índice de Preços ao Produtor Amplo, e este vale 60% do valor total do IGP-M. Em janeiro, o IPA subiu 2,30%, com peso também da soja, que avançou 4,05%, e do milho, que subiu 5,64%. Do lado da desaceleração se destacaram os bovinos, café em grão e suínos.

Já o Índice de Preços ao Consumidor, que responde por 30% do IGP-M, variou 0,42% em janeiro, desacelerando de 0,84% em dezembro. Esse movimento se deve, principalmente, à deflação de 0,17% do grupo de transportes, refletindo a queda da gasolina, com recuo de 1,62%. Além dos combustíveis, a eletricidade também apresentou deflação, em 0,69%, e contribuiu para o decréscimo das taxas do grupo de habitação.

Em contrapartida, alimentação, vestuário, comunicação e despesas diversas apresentaram aceleração nas taxas, com destaque para o avanço de hortaliças e legumes, roupas e combo de telefonia, internet e TV por assinatura.

O Índice Nacional de Custo da Construção, que possui peso de 10%, teve alta de 0,64% em janeiro, acelerando ante dezembro, com destaque para materiais e equipamentos e preços de serviços.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e Letícia Matsuura
Imagem: Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.