0

Incertezas sobre ômicron devem trazer volatilidade ao mercado

mercados

Incertezas sobre ômicron devem trazer volatilidade ao mercado

Investidores ainda estão cautelosos por ômicron; no Brasil, mercado deve abrir acompanhando o cenário externo, principalmente o americano

Incertezas sobre ômicron devem trazer volatilidade ao mercado
eduardo-puccioni

Atualizado há 5 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 30 de dezembro – O último dia útil do ano deve ser de volatilidade e incertezas no mercado em relação ao avanço da variante ômicron da covid-19, em um cenário de dúvidas que fez com que as bolsas asiáticas fechassem mistas pelo segundo dia seguido e que leva os índices europeus a ter uma ligeira variação positiva, assim como os futuros de Nova York.

O minério de ferro na bolsa de Dalian fechou em alta e pode ter uma influência positiva nos papéis da Vale por aqui. Além disso, o preço do petróleo vem registrando pequena queda nas negociações de hoje e pode impactar ações da Petrobras.

Na Europa, os mercados sobem de forma discreta, ainda refletindo a preocupação dos investidores com a ômicron e as medidas que os governos possam tomar, tais como a restrição do comércio e das comemorações de fim de ano e seus efeitos na economia global.

Nos Estados Unidos, os casos de covid-19 subiram para uma média 256 mil por dia, impulsionado pela ômicron. Com isso, a Organização Mundial de Saúde, OMS, alertou ontem para a possibilidade do surgimento de novas variantes da doença, deixando os investidores ainda mais incertos. A agenda de hoje tem dados de seguro-desemprego norte-americano.

No Brasil, os mercados devem abrir acompanhando o cenário externo, principalmente o norte-americano, com isso podemos ter uma leve alta logo no início da sessão, mas a agenda de indicadores esvaziada e o baixo volume no último pregão do ano devem deixar os negócios um pouco mais voláteis.

A agenda do dia inclui resultado do setor público consolidado e a bandeira tarifária da Aneel para janeiro. Investidores devem ficar atentos também ao noticiário sobre a possível greve dos servidores por reajuste de salários, que pode prejudicar as expectativas sobre o cenário fiscal brasileiro.

No cenário corporativo, os investidores devem ficar de olho nas ações da Petrobras após a estatal informar que realizou ajustes pontuais nos preços de venda diesel para as distribuidoras. No setor bancário, o destaque ficou por conta do número de transações com cartões físicos na modalidade débito e crédito.

Bolsa brasileira

O Ibovespa futuro deverá abrir seguindo os índices futuros norte-americanos, porém os investidores precisam ficar atentos aos desdobramentos do avanço da ômicron, já que a agenda de indicadores hoje é fraca e o volume negociado baixo, deixando o mercado acionário volátil.

No exterior, os primeiros negócios do pré-mercado do EWZ, fundo de índice que segue as ações brasileiras em Nova York, mostravam recuo de 0,58%.

Câmbio

A moeda norte-americana seguirá sem uma tendência definida, mas pode apresentar um ligeiro viés de alta, já que o dólar vem apresentando pequeno enfraquecimento frente às demais moedas mundiais. Por outro lado, o dólar pode descolar um pouco do exterior devido ao último e decisivo dia da formação da Ptax.

Juros

Os contratos futuros devem seguir refletindo os dados de ontem da inflação medidos pelo Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, e o desempenho do dólar. Ontem a FGV informou que o IGP-M veio acima do consenso do mercado, com variação positiva de 0,87% em dezembro, ante expectativa de 0,73%.

Texto: Eduardo Puccioni
Edição: Gustavo Bonato e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Mover

Nesta matéria

PETR3

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

37,24

0,40

+1,08%

Relacionadas

PETR4

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

34,24

0,64

+1,90%

VALE3

VALE S.A.

79,91

2,13

+2,73%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.