Indústria brasileira decepciona em fevereiro e produção recua pela primeira vez em nove meses
Puxada pela indústria brasileira de bens duráveis, a produção industrial recuou 0,70% em fevereiro na comparação mensal. Entenda!

Atualizado há cerca de 1 ano
São Paulo, 1 de abril – Puxada pela indústria de bens duráveis, a produção industrial brasileira decepcionou e recuou 0,70% em fevereiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE. O consenso TC apontava uma alta de 0,50% para a indústria brasileira. A queda veio após nove meses seguidos de alta, período que o índice acumulou elevação de 41,90%. Já na comparação com fevereiro do ano passado, o dado apresentou crescimento de 0,40%.
Quase todos os segmentos da indústria brasileira registrou queda
Cinco categorias das seis analisadas pelo IBGE tiveram queda em comparação com janeiro. Destacam-se a indústria de bens duráveis, com recuo de 4,60%, bens de capital, com queda de 1,50%, e bens de consumo, caindo 1,10%.
Ainda de acordo com o instituto, 14 dos 26 ramos pesquisados tiveram variações negativas, em especial veículos automotores, reboques e carrocerias, e indústrias extrativas, que tiveram queda de 7,20% e 4,70% em fevereiro, respectivamente. Na ponta positiva, indústria de produtos químicos e máquinas e equipamentos, que apresentaram crescimento de 3,30% e 2,80%, respectivamente.
Resultado interanual mostra que indústria continua em “ciclo de expansão”, diz Mansano
Enquanto, no comparativo interanual, a produção da indústria brasileira cresceu 0,40%, a indústria de bens de capital avançou 16,1%. Para a economista-chefe do TC, Fernanda Mansano, “isso denota expectativa positiva para o consumo nos próximos meses, e indica também que o setor industrial no país continua no ciclo de expansão”.
Texto: Guilherme Dogo
Edição: Lucia Boldrini e Letícia Matsuura
Arte: TC Mover
Leia também
Apetite por risco marca início de mês; no radar, PMI e produção industrial: Espresso
Calendário Econômico: PMI, seguro-desemprego, Opep
Bolsas americanas fecham trimestre em alta de olho em Biden, Payroll e Opep: Espresso
Últimas
Atualizado há cerca de 11 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.