0

Ibovespa futuro tem queda após IPCA-15 e cautela no exterior: Espresso

mercados

Ibovespa futuro tem queda após IPCA-15 e cautela no exterior: Espresso

O mercado brasileiro segue a cautela observada no exterior e o Ibovespa futuro apresenta queda na casa dos 0,6%. Saiba mais!

Ibovespa futuro tem queda após IPCA-15 e cautela no exterior: Espresso
tcuser

Atualizado há 8 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 24 de setembro – O mercado brasileiro segue a cautela observada no exterior e o Ibovespa futuro apresenta queda na casa dos 0,6%. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 acima do previsto também contribui para o sentimento negativo.

Os dados analisados são coletados do dia 16 do mês anterior até 15 do mês de referência e são a prévia dos resultados do IPCA, que representa o termômetro oficial da inflação no Brasil.

Nessa esteira, a curva de juros volta a subir pelo segundo pregão seguido, agora com alta de até 9 pontos-base, especialmente nos DIs mais longos. O dólar também sobe e volta para a casa dos R$5,344.

IPCA-15

O IPCA-15 de setembro apresentou alta de 1,14%, acumulando avanço de 10,05% em 12 meses. O consenso da Mover esperava uma alta ligeiramente menor para o mês, em 1,02%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, os principais vilões foram a gasolina, com avanço de 2,85%, e a energia elétrica, que subiu 3,81% no mês.

Índice de Confiança do Consumidor

O Índice de Confiança do Consumidor, ICC, recuou em setembro após emendar altas desde abril, em linha com os níveis de desemprego e de inflação elevados, e também com os riscos da crise energética.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, FGV, o ICC caiu 6,5 pontos em setembro, para 75,3 pontos, menor patamar desde abril deste ano. Em relação às médias móveis trimestrais, o índice recuou 1,9 ponto, para 79,8 pontos.

Bolsonaro diz que crise com STF foi “superada”

Em entrevista à revista Veja, o presidente Jair Bolsonaro disse que a pauta econômica será destravada na semana que vem, mas evitou dar detalhes sobre o tema. Ainda na entrevista, Bolsonaro reafirmou que a crise com o Supremo Tribunal Federal foi “superada” e elogiou a gestão de crise do ex-presidente Michael Temer. Leia no Panorama Político.

Empresas

A JHSF iniciou as obras de expansão do São Paulo Catarina Aeroporto, que prevê aumento da área operacional para 94,0 mil m2, ante os 54,0 m2 atuais, com novos pátios e mais seis hangares. Leia mais no Panorama Corporativo.

Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.

Texto: Mover
Edição: Anderson Lima e Stéfanie Rigamonti
Arte: Vinicius Martins / Mover


Leia também

Repressão da China às criptomoedas e Evergrande estão no radar dos investidores

5G gera onda de consolidação em telecomunicações; benefícios devem demorar

Terracap lança fundo imobiliário ESG para implementar distrito tecnológico no DF

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.