
Por
Atualizado há cerca de 3 anos
As ações de IRB Brasil e Azul devem passar a integrar o índice Bovespa a partir de maio, enquanto Log Commercial Properties deve ser retirada da carteira teórica, segundo cálculo do BTG Pactual, sugerindo mudanças que tendem a fortalecer setores como financeiro e aéreo, em detrimento de mineração e petróleo e gás.
Nos cálculos do banco, IRBR3 e AZUL4 serão novas integrantes do índice, ambas com peso de 0,8%, na nova carteira teórica a valer para o quadrimestre de maio a agosto, cuja primeira prévia será divulgada pela B3 em 1 de abril. Em paralelo, os papéis PN de Itaú e as ações ON de Bradesco ganharão peso, mantendo ITUB4 como o papel mais relevante na composição.
Por outro lado, conforme o relatório assinado pelos analistas Carlos Sequeira e Bernardo Teixeira, LOGG3 deve deixar o Ibovespa, e os papéis ON de Petrobras, Vale e Banco do Brasil perderão peso relativo, sendo os principais “perdedores” da nova carteira teórica.
O índice Bovespa é composto por ações que têm maior liquidez. As empresas participantes deste termômetro da bolsa brasileira são classificadas de acordo com o número de negócios e volume financeiro. Seus ativos, bem como seus pesos são revistos a cada quatro meses. Há ações que entram e outras que saem. O mesmo ocorre com os índices IBrX e IBrX-50.
A respeito desses, inclusive, os analistas do BTG também preveem mudanças para o próximo quadrimestre. No caso do IBrX, Via Varejo Unit e Forjas Taurus devem passar a integrar o índice, enquanto EzTec, Valid e Log Commercial Properties devem sair. Já no IBrX-50, estão previstas as entradas de Sabesp, Multiplan e MRV e as saídas de Qualicorp, Hypera e Via Varejo ON.
(Foto: Azul/Divulgação)
Últimas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.