0

Itaú Unibanco, Fertilizantes Heringer, Aura Minerals: Mais Lidas

mercados

Itaú Unibanco, Fertilizantes Heringer, Aura Minerals: Mais Lidas

A instabilidade nos canais digitais do Itaú afetou clientes, se destacou nas redes sociais e foi um dos assuntos mais lidos do portal Mover

Itaú Unibanco, Fertilizantes Heringer, Aura Minerals: Mais Lidas
leticia-carreira

Atualizado há 2 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 6 de março – Clientes do Itaú Unibanco reportaram problemas nos canais digitais relacionados a saldo e movimentações financeiras na última quinta-feira, 3. O assunto ganhou relevância nas redes sociais e chamou a atenção dos leitores do portal Mover. No dia seguinte, o banco informou que os juros e encargos pelo atraso no pagamento de boletos vencidos no dia do problema técnico serão ressarcidos.

A Fertilizantes Heringer liderou as altas na bolsa brasileira, a B3, na primeira semana da guerra iniciada com a invasão da Rússia à Ucrânia, ocorrida na madrugada de quinta-feira, 24, segundo a Economatica Brasil. O receio de falta do insumo no Brasil também está no radar dos investidores.

Além disso, a Aura Minerals também se destacou na semana. Apesar de o ouro ser visto como um ativo ligado à proteção em períodos de incerteza, os recibos de ação da empresa negociados na B3, conhecidos como BDRs, despencaram na quarta-feira, 2, após declarações do governo de Honduras sobre o cancelamento de licenças para mineração a céu aberto no país. Confira as notícias mais lidas da semana!

Problemas no app do Itaú

A instabilidade no aplicativo e internet banking do Itaú foi o assunto mais comentado no Twitter na última quinta-feira. A companhia financeira disse por meio de nota que “a origem do problema está relacionada a um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes”, negando ter sofrido um ataque hacker.

Os clientes relataram que suas contas digitais mostravam saldo menor ou nulo, além de movimentos financeiros, como transferências e depósitos, que desconheciam.

O banco informou que os serviços digitais foram reestabelecidos aos poucos durante a noite e no dia seguinte funcionavam normalmente. Segundo o Itaú, os juros e encargos gerados pelo atraso no pagamento de boletos vencidos na quinta-feira com os problemas técnicos nos canais digitais da instituição serão ressarcidos aos clientes.

Escalada da Fertilizantes Heringer

Outra empresa que ganhou destaque na semana foi a Fertilizantes Heringer, cuja ação teve o melhor desempenho entre 23 de fevereiro a 2 de março na bolsa brasileira, conforme dados da Economatica Brasil.

O período do levantamento coincide com a invasão da Rússia à Ucrânia, ocorrida na passagem do dia 23 para 24 do mês passado. O país comandado por Vladimir Putin é um importante fornecedor de insumos para o Brasil, deixando em alerta o agronegócio em relação aos estoques e preços ao passo que o conflito no Leste Europeu esquenta.

O analista de mercado na AgResource, João Pedro Thieme, alertou, em entrevista à TC Rádio, sobre o risco de faltar fertilizantes em 2022. “Há estoques para atender a demanda na próxima safra, mas a indústria reluta em ofertar o insumo por conta da incerteza de preços”, explicou.

Tombo da Aura Minerals

Além dos fertilizantes, o conflito na Ucrânia também afeta um ativo conhecido há muito tempo: o ouro. Ele é considerado um tipo de proteção em meio às incertezas e aversão a riscos. Com isso, os olhos dos investidores e analistas se voltaram à Aura Minerals.

Mas a BDR da mineradora chegou a derreter 16% na tarde da quarta-feira, 2, após o governo de Honduras cancelar licenças para mineração a céu aberto no país. A companhia é listada originalmente na bolsa de Toronto, no Canadá, onde chegou a despencar 15%.

A Aura Minerals disse em fato relevante divulgado na última terça-feira, 1, que tomou conhecimento do comunicado do governo, mas acrescentou que “não espera efeitos imediatos na produção de sua mina de San Andrés”.

Texto: Letícia Matsuura
Edição: Renato Carvalho
Imagem: Vinícius Martins / Mover

Nesta matéria

ITUB4

ITAU UNIBANCO HOLDING S.A...

24,92

0,02

+0,08%

Relacionadas

FHER3

FERTILIZANTES HERINGER S....

16,42

0,17

+1,04%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.