0

Liminar de ministro pode cair, diz analista da Arko Advice

mercados

Liminar de ministro pode cair, diz analista da Arko Advice

Liminar de ministro pode cair, diz analista da Arko Advice
tcuser

Atualizado há mais de 3 anos

Ícone de compartilhamento

— A seguir os comentários do analista Thiago de Aragão, sócio da consultoria política Arko Advice, sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello de soltar todos os presos cujo caso está na segunda instância da Justiça.
— “Com base em um precedente recente, ocorrido no próprio STF, no qual o ministro Luiz Fux cassou liminar proferida anteriormente pelo ministro Ricardo Lewandowski, a decisão do ministro Marco Aurélio que mandou suspender a execução de pena de quem ainda não tem o processo com trânsito em julgado, libertando todos os presos condenados em segunda instância, pode simplesmente ser cassada.”
— “”Naquele precedente, Fux decidiu cassar a liminar do seu colega. Lewandowski havia deferido liminar na Reclamação 32.035, atendendo a pedido formulado pela Folha de S. Paulo e a jornalista Mônica Bergamo, em insurgência contra decisão da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba que negou a realização de entrevista com” o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
— “No caso presente, caso surja pedido liminar com o objetivo de cassar a decisão proferida hoje, caberá ao presidente do STF, ministro Dias Toffoli, apreciar o pedido e, se julgar crível, cassá-la, tal como já ocorrido com o precedente envolvendo seus pares.”
— A partir de dia 15 de janeiro de 2019, Fux assume a presidência interina do STF. “Novamente, e a partir de então, abre-se possibilidade de pedido de revogação de liminar, caso seja deferida eventual decisão do ministro Toffoli.”
— Há a informação de que o “Partido Novo já estuda o entrar com pedido de suspensão de liminar em desfavor da decisão preferida hoje. Há grande expectativa sobre o assunto, em especial por conta da possibilidade de beneficiar o ex-presidente Lula. Vale ressaltar que, do ponto de vista político, sua eventual liberdade terá impacto limitado.”

Foto: Marco Aurélio Mello – Rosinei Coutinho/STF

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.