Mercado eleva projeção para Selic em 2021 com riscos fiscais e incertezas
Analistas financeiros elevaram a estimativa para a taxa Selic, ao final de 2021 de 3,00% para 3,25%, segundo Relatório Focus

Atualizado há mais de 1 ano
São Paulo, 11 de janeiro – Os analistas do mercado financeiro elevaram a estimativa para a taxa básica de juros, taxa Selic, ao final de 2021 de 3,00% para 3,25%, apontou Boletim Focus divulgado hoje pelo Banco Central referente à primeira semana do ano.
Para o Top 5 de curto prazo, o grupo de analistas que mais acertou previsões na última amostra, a taxa Selic deve subir dos atuais 2,00% para 3,00% no final do ano.
O dado reflete um aumento da percepção de risco do mercado, com a escalada das preocupações com o rumo da agenda fiscal do governo, em meio aos boatos de uma prorrogação do auxílio emergencial que poderia aumentar o rombo das contas públicas, além do atraso na vacinação e as incertezas trazidas pelo avanço da Covid-19 pelo país.
Juros futuros sobem, superando patamares de dezembro
Na semana passada, o mercado já vinha precificando essa elevação das incertezas na taxa de juros, especialmente após a fala do presidente Jair Bolsonaro de que “o país está quebrado”. Todos os principais vencimentos do DI subiram ao longo da curva, com os contratos 2023, 2024 e 2025 alcançando os maiores patamares desde o início de dezembro.
Nesta segunda-feira, os juros voltam a subir, com destaque para o DI de janeiro de 2025 avançando 10 pontos-base, o de 2027 subindo 12 pontos-base, e o de 2029 ganhando 13 pontos-base.
Texto: Gustavo Boldrini
Edição: Igor Sodré e Letícia Matsuura
Imagem: TC Mover
Últimas
Atualizado há cerca de 18 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.