Mercado reage a Bolsonaro confuso; no radar, IPCA, Trump, pausa no rali: Espresso
A chegada do Centrão ao comando do Congresso coincidiu com mudança no discurso de Bolsonaro, o que deve estar confundindo o mercado

Por
Atualizado há mais de 1 ano
São Paulo, 9 de fevereiro – A chegada do Centrão ao comando do Congresso coincidiu com uma mudança no discurso do presidente Jair Bolsonaro, o que certamente deve estar confundindo o mercado e impactando o rumo dos ativos financeiros locais. Uma parte das oscilações fortes na bolsa, no câmbio e nos juros futuros ao longo da última semana pode ser atribuída à súbita decisão de Bolsonaro de defender a vacinação em massa e um auxílio emergencial.
Some a isso os discursos dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, que ontem insistiram na necessidade de um plano para viabilizar uma extensão do auxílio emergencial que não desrespeite o Teto de Gastos e que não envolva a redução de outras despesas. Lira já acenou com a possibilidade de o Congresso abrir o que chamou de “excepcionalização temporária” do Orçamento. Pacheco mantém posição de que não é possível condicionar a concessão do auxílio à entrada em vigor de medidas de ajuste fiscal.
Julgamento do impeachment de Trump inicia hoje
Ontem os índices-referência do mercado acionário em Nova Iorque fecharam nas máximas históricas e, apesar de o rali estar em pausa hoje, o apetite por risco continua razoável. Há quem ache que o segundo julgamento de impeachment do ex-presidente americano Donald Trump, que inicia hoje em Washington, possa pôr um freio na discussão do estímulo. O processo promete ser mais rápido do que o anterior, terminando em duas semanas. Dessa vez, Trump é denunciado por incitar à violência, que terminou com a invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro. A defesa dele argumenta que o processo é inconstitucional, uma vez que Trump não é mais presidente. Fique de olho nisso hoje.
A ascensão do Bitcoin continua após a Tesla confirmar a compra de US$1,5 bilhão da criptomoeda. O ativo disparou US$10 mil em questão de horas. O petróleo continua em alta, atingindo a máxima em 13 meses, refletindo expectativas crescentes de mais apoio econômico nos Estados Unidos. A terça-feira parece um dia tranquilo no calendário mundo afora, com exceção dos balanços de Twitter, Cisco e Lyft.
IPCA desacelera, mas inflação fica acima da meta oficial
Por aqui, inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, desacelerou para 0,25% em janeiro, mas atingiu 4,56% nos 12 meses até janeiro, bem acima da meta oficial. Teremos oferta de títulos NTN-Bs vincendos em 2024, 2028 e 2040 e a precificação das ofertas públicas iniciais, IPOs, da Westwing e da Cruzeiro do Sul e a subsequente da Locaweb, código LWSA3.
Texto: TC Mover
Edição: Letícia Matsuura
Arte: TC Mover
Para conferir o Espresso na íntegra e outros conteúdos exclusivos, assine um dos planos do TC.
Leia também
Calendário Econômico: IPCA, balanços, empregos
Especial: Criptomoedas disparam com apoio de Elon Musk
Bolsas batem recorde nos EUA à espera de estímulos; no radar, IPCA, balanços: Espresso
Últimas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.