0

Mercados amanhecem mistos conforme Rússia avança para Kiev

mercados

Mercados amanhecem mistos conforme Rússia avança para Kiev

O contexto nebuloso de quanto tempo durará o conflito entre Rússia e Ucrânia, e as consequências para a economia, faz os mercados oscilarem

Mercados amanhecem mistos conforme Rússia avança para Kiev
guilherme-maradei-dogo

Atualizado há 3 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 25 de fevereiro – Os futuros de índices dos mercados americanos retomaram o viés de queda nesta manhã, repercutindo os ataques da Rússia à Ucrânia que avançam para a capital Kiev, enquanto as principais potências mundiais anunciam novas sanções contra os russos.

O contexto nebuloso de quanto tempo durará o conflito no Leste Europeu e as consequências para a economia global faz o preço do petróleo Brent oscilar, enquanto os índices acionários do mercado futuro americano recuam quase 0,7% em média. Bolsas na Ásia e Europa avançam, em movimento de ajuste após a melhora das bolsas americanas no fim da tarde de ontem.

Além da tensão geopolítica entre Rússia e Ucrânia, os investidores também vão monitorar, às 10h30, os índices de inflação PCE nos Estados Unidos, principal métrica do Federal Reserve, banco central americano, para suas metas. A expectativa é para uma desaceleração na base mensal, mas aceleração na comparação anual. Dados da confiança do consumidor americano ao meio-dia também podem mexer com o humor dos investidores.

No Brasil, os dados fiscais do Banco Central às 9h30 são o ponto de atenção, além da pesquisa eleitoral para a Presidência da República da XP em parceria com o instituto Ipespe. A cautela por aqui também pode ser maior devido ao feriado de Carnaval, que manterá a bolsa brasileira fechada na segunda e terça-feira.

No âmbito corporativo, destaque para a teleconferência da Vale às 10h30, após bons resultados apresentados ontem à noite, e da Americanas, ao meio-dia.

Bolsa brasileira

O índice futuro do Ibovespa deve abrir em leve queda, em linha com a cautela no exterior. O Índice EWZ caía 2,5% perto das 8h30.

Dólar e juros

O dólar futuro deve abrir em queda, com movimento de ajuste após avançar mais de 2% ontem. Índice Dólar DXY era estável. A curva de juros deve abrir em alta, repercutindo as pressões inflacionárias pelo conflito no Leste Europeu.

Texto: Guilherme Dogo
Edição: Gustavo Bonato e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.