0

Modal será a quarta marca da XP Inc., diz diretor-presidente

mercados

Modal será a quarta marca da XP Inc., diz diretor-presidente

Atualmente, XP Investimentos, Clear e Rico são as três marcas da XP Inc., que atuam como corretoras de valores, e Modal será a quarta

Modal será a quarta marca da XP Inc., diz diretor-presidente
artur-horta

Atualizado há 5 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 7 de janeiro – Em teleconferência nesta sexta-feira sobre a combinação de negócios entre XP e Banco Modal, anunciada nesta manhã, o diretor-presidente da XP Inc., Thiago Maffra, disse que a ideia, com a fusão, “é utilizar a Modalmais como quarta marca e explorar as sinergias entre os negócios”. Atualmente, XP Investimentos, Clear e Rico são as três marcas da XP Inc. que atuam como corretoras de valores.

Pela manhã, XP e Modal anunciaram a assinatura de um acordo de fusão pelo qual a primeira irá incorporar 100% das ações do banco, pagando por elas 19,5 milhões de novas ações classe A, que serão emitidas pela XP, com prêmio de 35% sobre a cotação média dos papéis da Modalmais nos últimos 30 dias.

Presente na teleconferência, o diretor-presidente do Modal, Cristiano Ayres, destacou que o acordo entre as empresas prevê que executivos do banco sigam à frente da companhia. “O Modal não está sendo vendido. Estamos fazendo uma fusão com o objetivo de acelerar a disrupção da indústria financeira brasileira”, ressaltou Ayres.

As companhias também informaram que não veem imposição de “remédios” para aprovação da transação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Cade, e pelo Banco Central. “O sistema financeiro ainda está muito concentrado entre os cinco grandes bancos. XP e Modal têm juntas 1,5% da receita do setor”, avaliou Maffra.

O Modalmais convocará Assembleia Geral Extraordinária para discutir a transação, incluindo agrupamento de units e migração ao Novo Mercado da B3. “A conclusão da combinação de negócios é esperada em até 15 meses, após aprovações internas das companhias e dos órgãos reguladores”, informou o diretor-executivo do banco,  Adeodato Netto.

O diretor-presidente do Credit Suisse Brasil, Ivan Monteiro, também marcou presença na teleconferência. Ele disse que o banco, que detém 15,8% do Modalmais, apoiou o negócio e pretende usar a fusão para elevar a escalabilidade da distribuição de seus próprios produtos, principalmente no segmento premium.

Desemprenho das ações

Perto das 13h20, as units do Modal (MODL11) disparavam 43,11%, a R$11,95. Já os certificados de depósito financeiro, BDRs, da XP operavam em alta de 0,83%, a R$155,26. Nos últimos 12 meses, o Modal acumula desvalorização de 39,36%, enquanto as ações da XP Inc. negociadas em Nova York recuam 26,47%.

Texto: Artur Horta
Edição: Gabriela Guedes e Stéfanie Rigamonti
Imagem: Divulgação

Nesta matéria

MODL11

BANCO MODAL S.A

7,80

0,11

+1,31%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.