Monitor do PIB aponta retração de 0,70% em outubro, diz FGV
O componente de serviços foi o único setor a apresentar crescimento no relatório do Monitor do PIB, diante da flexibilização das restrições

Atualizado há 5 meses
São Paulo, 17 de dezembro – A economia brasileira recuou 0,70% em outubro, após apresentar um avanço de 0,30% no mês anterior, puxada pela forte queda na indústria de transformação, enquanto a agropecuária apresentou forte crescimento, informou nesta sexta-feira a Fundação Getúlio Vargas no relatório Monitor do Produto Interno Bruto, o PIB.
Na comparação interanual, a economia estagnou no mês de outubro e cresceu 2,30% no trimestre móvel findo em outubro. O coordenador do Monitor do PIB, Claudio Considera, disse que a atividade continua estagnada com declínio na base mensal e paralisada em relação ao mesmo mês de 2020.
“A taxa acumulada em doze meses, que foi negativa desde abril de 2020 até a de abril deste ano, continua crescendo a taxas decrescentes e em outubro foi positiva em 4,20%, indicando para este ano uma taxa de crescimento em torno desse nível”, explica. Ele ressaltou que o crescimento do ano será garantido pelo consumo das famílias e do governo.
O componente de serviços foi o único a apresentar crescimento, diante da flexibilização das restrições de mobilidade. Na série com ajuste sazonal, o consumo das famílias apresentou avanço de 0,60% em comparação ao trimestre anterior.
Comércio internacional
Segundo o Monitor do PIB, as exportações tiveram alta de 5,70% no trimestre móvel findo em outubro em relação ao mesmo período de 2020, também reflexo do avanço do setor de serviços. Na análise da série dessazonalizada, porém, a exportação apresentou retração de 0,80% no trimestre móvel findo em outubro em comparação ao encerrado em julho.
As importações também apresentaram avanço de 20,90% no trimestre móvel findo em outubro em comparação ao mesmo período do ano passado. Contudo, na análise da série dessazonalizada, a importação apresentou queda de 0,30% no trimestre móvel findo em outubro em comparação ao findo em julho.
Texto: Cintia Thomaz
Edição: Guilherme Dogo e Letícia Matsuura
Imagem: Vinícius Martins / Mover
Últimas
Atualizado há cerca de 4 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.