0

Nível terminal da taxa de juros dos EUA está baixo, aponta Verde

mercados

Nível terminal da taxa de juros dos EUA está baixo, aponta Verde

As posições tomadas em juros dos EUA também "apanharam" na margem, enquanto as posições tomadas na Europa trouxeram ganho, segundo relatório

Nível terminal da taxa de juros dos EUA está baixo, aponta Verde
gabriel-pontes

Atualizado há 5 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 13 de dezembro – O fundo Verde surpreendeu-se em novembro com o processo de achatamento da curva americana de juros, ou “flattening”, e vê a taxa de juros terminal dos EUA sendo precificada “baixo demais” pelos agentes, de acordo com relatório enviado aos clientes.

“O Fed parece estar reconhecendo que a inflação passou do razoável – inclusive se tornando um problema político para o governo Biden – e precisa agir de maneira mais célere na redução de estímulos. Até aqui, o mercado parece indicar que a extensão desse processo não será longa e está muito sujeita a erros”, complementou a gestora de Luis Stuhlberger, um dos principais gestores de recursos do país, no documento.

A asset vê a transição da política monetária americana, de seu afrouxamento para endurecimento, como uma transição complicada e sujeita a riscos, em linha com o posicionamento recente do presidente do Federal Reserve, o banco central dos EUA, Jerome Powell.

Variante ômicron

Sobre a variante ômicron da covid-19, outro ponto de destaque no mês de novembro para os mercados, a Verde pondera que o Brasil encontra-se bem posicionado para enfrentar eventual onda contagiosa da nova cepa, diante da cobertura vacinal da população, bem como da velocidade de aplicação das doses de reforço.

Ela ressalta, por outro lado, que a nova variante apresenta-se como potencialmente muito mais contagiosa. A Verde não enxerga, entretanto, uma pressão nos sistemas hospitalares pela nova cepa, originária da África do Sul.

“O Fundo Verde teve perdas vindas especialmente das exposições em bolsa, tanto no Brasil quanto globalmente. Foi mais um mês complexo para ativos de risco, e no fim, os movimentos foram exacerbados pelo medo da nova variante ômicron”, destaca.

Posições em juros dos EUA

As posições tomadas em juros dos EUA também “apanharam” na margem, enquanto as posições tomadas na Europa trouxeram ganho, explicou em documento.

“Particularmente, a posição aplicada em juro real no Brasil trouxe um contraponto positivo ao fundo”, complementa. No mês, o Fundo Verde Fic Fim recuou 0,24%, enquanto o CDI registrou retorno positivo de 0,59%. Também no mês, o Ibovespa perdeu 1,53%.

Texto: Gabriel Ponte
Edição: Maria Luiza Dourado e Letícia Matsuura
Arte: Vinícius Martins/ Mover

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.