Novo ministro de Minas e Energia quer estudar privatização da Petrobras e da PPSA
Sachsida disse que pedirá "o início de estudos pendentes à proposição das alterações legislativas necessárias à desestatização da Petrobras"

Atualizado há 7 dias
São Paulo, 11 de maio – O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, disse hoje em seu primeiro discurso no cargo que pretende propor ao governo a realização de estudos sobre a possibilidade de privatização da Petrobras e da Pré-Sal Petróleo, ou PPSA.
Em discurso em Brasília nesta noite, transmitido ao vivo pela pasta, Sachsida disse que esses serão seus primeiros atos à frente do ministério, para o qual foi nomeado hoje pelo presidente Jair Bolsonaro, em substituição a Bento Albuquerque.
“Meu primeiro ato como ministro de Minas e Energia é solicitar ao ministro Paulo Guedes, presidente do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos, que leve ao conselho a inclusão da PPSA no PND para avaliar alternativas para sua desestatização”, afirmou, sobre o Programa Nacional de Desestatização.
Ele disse que também pedirá “o início de estudos pendentes à proposição das alterações legislativas necessárias à desestatização da Petrobras”.
O novo ministro ainda defendeu que o avanço dos planos de privatização da Eletrobras é “fundamental”, qualificando a operação como questão de “urgência” e afirmando que tem apoio de Bolsonaro para seguir com o negócio.
Outras medidas colocadas como prioritárias por Sachsida foram a aprovação junto ao Congresso de um projeto de lei de modernização do setor elétrico e de um proposta que prevê o fim do chamado regime de Partilha na exploração de campos de petróleo do pré-sal.
Desempenho das ações da Petrobras
A ação preferencial da Petrobras (PETR4) fechou o pregão de hoje em alta de 3,48%, a R$33,57. A ordinária (PETR3) liderou as variações positivas do Ibovespa, avançando 5,04%, a R$36,44. O Ibovespa subiu 1,25%, aos 104,3 mil pontos.
Para acompanhar o desempenho das ações da companhia e de outras empresas listadas na bolsa brasileira, basta acessar o TC Matrix, ferramenta gratuita do TC.
Texto: Luciano Costa
Edição: Gabriela Guedes e Letícia Matsuura
Imagem: Vinicius Martins / Mover
Nesta matéria
PETR4
PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...
0,00
-0,56
-1,63%
Relacionadas
PETR3
PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...
36,82
-0,85
-2,25%
Powered by
Análise de Investimentos
Últimas
Atualizado há cerca de 4 horas
Atualizado há cerca de 5 horas
Atualizado há cerca de 7 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.