Pix começa a funcionar oficialmente nesta segunda
O Pix começou a funcionar oficialmente hoje. O sistema funciona 24 horas e não cobra tarifas para transferências entre PFs e pagamentos.

Atualizado há mais de 1 ano
São Paulo, 16 de novembro – O Pix, o novo sistema de pagamento eletrônico e transferência bancária digital, começou a funcionar hoje oficialmente. Lançado pelo Banco Central no início de novembro para testes, até o fim do dia de ontem, mais de 71 milhões de chaves Pix já haviam sido cadastradas. O sistema funciona 24 horas e não cobra tarifas para transferências entre pessoas físicas e pagamentos.
No total, 734 instituições oferecerão o Pix a partir de hoje. Por não realizarem todos os testes necessários, 19 instituições com participação facultativa não oferecerão, por enquanto, as funcionalidades do Pix. Entretanto, poderão retornar à homologação a partir de dezembro.
Período de operação restrita do Pix
A fase de testes do Pix aconteceu entre 3 e 15 de novembro. Durante esse período, houve operação restrita para usuários selecionados pelas instituições. O objetivo era executar as funcionalidades em produção em grasse horária diferenciada para implementar eventuais ajustes finais.
Segundo o Banco Central, durante o período de operação restrita do Pix, foram realizadas mais de 1,9 milhão de transações entre instituições diferentes. O valor transitado ultrapassou os R$780 milhões.
Pix deve facilitar transações financeiras
O Pix nasceu com a promessa de trazer mais agilidade ao pagamento e transferência digital, permitindo receber e transferir dinheiro instantaneamente. Além disso, as operações poderão ser efetuadas a qualquer momento, pois será um serviço que funciona 24 horas por dia.
A chave Pix, que pode ser o número de telefone, o CPF ou CNPJ, o e-mail ou uma chave aleatória cadastrados primariamente pelo usuário, servirá como identificação. Apesar de o cadastro de chave não ser necessário, ele é recomendável para ter mais praticidade e maximizar a experiência, em especial no recebimento do Pix.
Saiba mais sobre o novo sistema de transferências e pagamentos no artigo da TC School.
Texto: Letícia Matsuura
Edição: Angelo Pavini
Imagem: TC Mover
Últimas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.