PMI Industrial mostra otimismo mesmo com desaceleração em abril
PMI industrial registrou 52,3 pontos em abril, desacelerando com o retorno de restrições, mas setor mantém expectativa de expansão

Atualizado há cerca de 1 ano
São Paulo, 3 de maio – Com impacto das restrições de circulação no combate ao coronavírus, a indústria brasileira desacelerou no quarto mês do ano. Calculado pelo IHS Markit, o Índice dos Gerentes de Compra da indústria, conhecido como PMI industrial, registrou 52,3 pontos em abril, ante 52,8 pontos em março. No entanto, o setor mantém a expectativa de expansão a médio e longo prazo devido à vacinação.
PMI industrial mostrou otimismo e aumentou contratações
Mesmo perdendo força, a indústria brasileira ainda apresenta crescimento, com o dado acima de 50 pontos. “Embora os resultados do PMI para abril tenham mostrado mais contrações nos pedidos de fábrica e na produção por todo o Brasil, as taxas de redução, pelo menos, foram menos agressivas do que o observado em março”, explicou a diretora associada de economia da IHS Markit, Pollyanna de Lima.
O setor vê melhora do cenário a médio prazo, possibilitando o aumento de emprego. “As empresas contrataram mão de obra extra e se mostraram mais otimistas em relação ao futuro”, disse a diretora em relatório do PMI industrial.
Avanço na vacinação turbina expectativa de produtores brasileiros
A demanda internacional fortaleceu o setor nos últimos três meses. Contudo, não superou o recuo das encomendas gerais. Além da baixa demanda, o PMI industrial mostrou que os produtores evitaram comprar mais insumos devido à inflação, que chegou ao terceiro ritmo mais acelerado da história da pesquisa.
“As empresas, em geral, culparam os aumentos constantes dos custos de insumos pelo aumento dos preços de venda, uma vez que os fornecedores aumentaram ainda mais suas taxas devido à escassez de matéria-prima mundialmente”, apontou a diretora.
Mesmo com a alta de preços na compra dos insumos e na venda para os consumidores, o sentimento do setor para o longo prazo ficou acima da média. Os produtores têm expectativa de que o avanço da vacinação contra o coronavírus reduza os casos de coronavírus. Com isso, espera-se que a imunização turbine os negócios com a diminuição das restrições.
Texto: Letícia Matsuura
Edição: Guilherme Dogo
Arte: TC Mover
Leia também
Ibovespa está barato e é refúgio para inflação, diz XP
Emprego nos EUA e Copom guiam semana; balanços, reformas, CPI da Covid no radar: Espresso
Últimas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.