Pnad Contínua: Taxa de desemprego recua, com trabalhadores autônomos registrando nível recorde
Nos meses de maio a julho, o desemprego pela Pnad ficou em 13,7%, mostrando queda de 1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior

Atualizado há 8 meses
São Paulo, 30 de setembro – A taxa de desocupação do Brasil recuou no trimestre móvel encerrado em julho, vindo ligeiramente melhor do que a expectativa do mercado. Mas o indicador foi puxado pelos trabalhadores autônomos, que atingiram nível recorde no período, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pnad Contínua, do IBGE.
Nos meses de maio a julho, o desemprego pela Pnad ficou em 13,7%, mostrando queda de 1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e ligeiramente melhor que o consenso do mercado, que esperava taxa de 13,9%. Na comparação anual, o índice ficou praticamente estável, uma vez que havia registrado taxa de desocupação de 13,8% no mesmo período do ano passado.
Autônomos
O número de trabalhadores que atuam por conta própria atingiu recorde da série história no trimestre, chegando a 25,2 milhões de pessoas. Na comparação com o trimestre móvel anterior, a alta foi de 4,7%, enquanto na base anual o avanço foi de 17,6%, o equivalente a 3,8 milhões de pessoas.
A população desocupada também registrou queda na base sequencial da Pnad, indo a 14,1 milhões de pessoas no trimestre encerrado em julho. Porém, na comparação anual, o número mostrou avanço de 7,3%, ou 955 mil pessoas desocupadas a mais. Isso ocorre porque a população fora da força de trabalho caiu 2,9% ante o trimestre anterior e 6,1% no ano.
O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado, excluindo trabalhadores domésticos, foi de 30,6 milhões de pessoas. O dado representa alta de 3,5% frente ao trimestre anterior e 4,2% ante mesmo trimestre de 2020. No entanto, o avanço dos empregados sem carteira assinada foi consideravelmente mais expressivo, chegando a 10,3 milhões de pessoas, ou alta de 6% no trimestre e 19% no ano.
Texto: Peter Frontini
Edição: Guilherme Dogo e Stéfanie Rigamonti
Arte: Vinicius Martins / Mover
Leia também
Pacheco e Lira querem conclusão de reforma tributária até o fim deste ano
Petrobras destinará R$ 300 milhões para programa social: Panorama Político
Jerome Powell volta a sinalizar aproximação do Federal Reserve aos critérios para ‘tapering’
Últimas
Atualizado há cerca de 11 horas
Atualizado há cerca de 12 horas
Atualizado há cerca de 13 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.