Prévia da inflação supera consenso e impera cautela para mercado: Espresso
Futuros de índice Bovespa e dólar abriram com viés pessimista, após a prévia da inflação superar os consensos, com a maior alta desde 2002

Por
Atualizado há 9 meses
São Paulo, 25 de agosto – Os futuros de índice Bovespa e dólar abriram com viés pessimista, após a prévia da inflação de agosto superar os consensos e registrar a maior alta desde 2002 para o mês. Perto das 9h30, o Ibovespa futuro operava em queda de 0,50%, a 120.685 pontos. O dólar chegou a abrir em alta, mas oscila, caindo 0,38%, a R$5,237. O resultado do IPCA-15 estressou a curva de juros, especialmente nos trechos curtos e médios, que sobem até 9 pontos-base.
Peso da energia elétrica na prévia da inflação
O aumento da energia elétrica pesou fortemente no IPCA-15 de agosto, conhecido como prévia da inflação, fazendo o índice se aproximar de dois dígitos, segundo dados divulgados pelo IBGE. No mês, o IPCA-15 registrou alta de 0,89%, sendo a maior variação para agosto desde 2002. O consenso da Mover esperava uma alta de 0,82%. No acumulado de 12 meses, o índice está em 9,30% e já acumula avanço de 5,81% em 2021.
A confiança do consumidor, medida pela FGV, recuou 0,4 ponto, passando para 81,8 pontos em agosto, patamar que é considerado baixo, segundo a entidade. Esse foi o primeiro recuo do índice desde março deste ano e vem na esteira da alta do desemprego e da inflação.
Imunização de reforço da Jonhson
A Johnson & Johnson disse nesta quarta-feira (25) que a vacina de reforço do imunizante “garante resposta imune promissora”, de acordo com os primeiros testes clínicos da empresa. A vacina da Janssen é a única a aplicar apenas uma dose para garantir imunização completa, mas, com a variante Delta, autoridades estudam a importância de uma dose de reforço. Segundo a empresa, os que receberam uma dose extra da vacina geraram nove vezes mais anticorpos contra a Covid-19.
Petróleo
A Enauta informou que o Campo de Atlanta opera novamente com os três poços em capacidade plena, após conclusão de reparo dos aquecedores. A companhia prevê produção diária de 20 mil barris de óleo, estabelecendo assim um novo recorde. Segundo a empresa, a perfuração de um quarto poço no campo da Bacia de Santos é esperado para o terceiro trimestre de 2022. Leia mais no Panorama Corporativo.
Texto: Mover
Edição: Stéfanie Rigamonti
Arte: Mover
Leia também
Entrevista exclusiva: Mercado de jogos deve dobrar até 2025, estima gestor da Vitreo
Com a flexibilização das restrições, brasileiros voltam às compras físicas, aponta Itaú
Arthur Lira sinaliza manutenção de reformas na agenda da Câmara
Últimas
Atualizado há cerca de 14 horas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.