0

Produção de petróleo e gás natural bate recorde em 2021, diz pesquisa

mercados

Produção de petróleo e gás natural bate recorde em 2021, diz pesquisa

O contrato Campo de Búzios corresponde a quase a totalidade da geração de petróleo e gás natural em novembro, de acordo com boletim

Produção de petróleo e gás natural bate recorde em 2021, diz pesquisa
beatriz-cantadori

Atualizado há 4 meses

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 11 de janeiro– A geração brasileira de petróleo e gás natural bateu recorde em 2021, atingindo em novembro o patamar mais alto da série histórica, que existe desde 2017, segundo o Boletim Mensal de Partilha de Produção, divulgado pela Pré-Sal Petróleo, PPSA, nesta terça-feira.

A média diária de produção de petróleo no país foi de 447 mil barris, bpd. Do montante, cerca de 435 mil correspondem ao contrato de produção do Campo de Búzios, 7 mil são relativos ao rendimento do Entorno de Sapinhoá e 5 mil foram provenientes de Tartaruga Verde Sudoeste.

Já a produção média de gás natural atingiu 1.309 mil metros cúbicos em novembro. Desse volume, 1.115 mil m³/dia foram do Campo de Búzios, 158 mil m³/dia do Entorno de Sapinhoá e 36 mil m³/dia de Tartaruga Verde Sudoeste.

Na comparação mensal, o aumento na produção do gás foi de 200%, enquanto a fabricação do óleo cresceu 26%. As atividades ocorrem sob o regime de partilha da produção, por meio do qual empresas são pagas para explorar os recursos naturais, que pertencem à União.

Entre os motivos apontados no comunicado para o crescimento na produção, estão a reativação das atividades da plataforma P-76 em Búzios, após uma manutenção, e o início da fabricação de volumes excedentes da Cessão Onerosa de Búzios em regime de partilha.

A média diária do total do excedente de petróleo da União em novembro de 2021 foi de 10,4 mil bpd, alta de 4% na base mensal. Do montante, 6,1 mil bpd vieram do Campo de Búzios e 4,3 mil bpd do Entorno de Sapinhoá.

Em Tartaruga Verde Sudoeste, a operadora Petrobras se comprometeu a destinar 10,01% do óleo lucro à União, dentro do regime de partilha da produção estabelecido para exploração da área.

A média diária do excedente em gás natural no mesmo período foi de 120 mil m³/dia, que correspondem a 16 mil m³/dia de Búzios e 104 mil m³/dia do Entorno de Sapinhoá.

Na comparação com outubro, a média diária do total do excedente em gás natural do país caiu 10% devido à suspensão programada do FPSO Cidade de Ilhabela, em Sapinhoá. Em Tartaruga Verde Sudoeste, o excedente em gás da União obteve a mesma destinação que o óleo lucro.

Texto: Beatriz Lauerti
Edição: Letícia Matsuura e Gabriela Guedes
Imagem: Divulgação

Nesta matéria

PETR4

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

34,24

0,66

+1,93%

Relacionadas

PETR3

PETROLEO BRASILEIRO S.A. ...

37,24

0,52

+1,39%

Powered by

Análise de Investimentos

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.