Recolhimento do FGTS poderá ser feito pelo Pix
BC anunciou que será possível recolher contribuições ao FGTS pelo Pix, sistema de pagamento eletrônico que começa a funcionar no dia 16.

Atualizado há mais de 1 ano
São Paulo, 13 de novembro – O Banco Central anunciou hoje que será possível recolher contribuições ao FGTS pelo Pix, sistema de pagamento eletrônico que começa a funcionar na próxima segunda-feira, dia 16. O pagamento do FGTS, porém, está previsto para entrar em vigor em janeiro com o lançamento do FGTS Digital.
O Pix deve tornar o recolhimento de recursos feito por empregadores mais prático. E o recebimento deve ser mais ágil. Com mais instituições aptas a receber o FGTS, a estimativa é de diminuição dos custos para o Fundo de Garantia e mais recursos aos cotistas.
Facilidade na operação de crédito
As próprias instituições financeiras e de pagamento poderão usar o Pix como meio de realizar e receber pagamentos na condição de usuários finais. Portanto, essas instituições poderão fazer pagamentos de fornecedores, impostos ou outras transações decorrentes de obrigações e direitos próprios, exceto quando a contraparte é uma instituição financeira ou de pagamento.
As contas próprias das instituições financeiras possibilitarão operação de crédito na conta do usuário de outra instituição. O Pix promete, então, facilitar essa operação sem que o usuário precise criar conta na instituição em que está contratando a operação de crédito.
Cadastro de chave Pix não é obrigatório
A chave Pix, que pode ser o número de telefone, o CPF ou CNPJ, o e-mail ou uma chave aleatória cadastrados primariamente pelo usuário, servirá como identificação. Apesar de o cadastro de chave não ser necessário, ele é recomendável para ter mais praticidade e maximizar a experiência, em especial no recebimento do Pix.
O Pix promete mais disponibilidade e agilidade no pagamento e na transferência digital. As operações poderão ser efetuadas a qualquer momento, pois será um serviço que funciona 24 horas por dia. Mais de 760 instituições aderiram ao Pix. Saiba mais sobre o novo sistema de transferências e pagamentos no artigo da TC School.
Texto: Letícia Matsuura
Edição Angelo Pavini
Imagem: Divulgação
Últimas
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.
Receba todas as novidades do TC
Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.