0

Recolhimento do FGTS poderá ser feito pelo Pix

mercados

Recolhimento do FGTS poderá ser feito pelo Pix

BC anunciou que será possível recolher contribuições ao FGTS pelo Pix, sistema de pagamento eletrônico que começa a funcionar no dia 16.

Recolhimento do FGTS poderá ser feito pelo Pix
leticia-carreira

Atualizado há mais de 1 ano

Ícone de compartilhamento

São Paulo, 13 de novembro – O Banco Central anunciou hoje que será possível recolher contribuições ao FGTS pelo Pix, sistema de pagamento eletrônico que começa a funcionar na próxima segunda-feira, dia 16. O pagamento do FGTS, porém, está previsto para entrar em vigor em janeiro com o lançamento do FGTS Digital.

O Pix deve tornar o recolhimento de recursos feito por empregadores mais prático. E o recebimento deve ser mais ágil. Com mais instituições aptas a receber o FGTS, a estimativa é de diminuição dos custos para o Fundo de Garantia e mais recursos aos cotistas.

Facilidade na operação de crédito

As próprias instituições financeiras e de pagamento poderão usar o Pix como meio de realizar e receber pagamentos na condição de usuários finais. Portanto, essas instituições poderão fazer pagamentos de fornecedores, impostos ou outras transações decorrentes de obrigações e direitos próprios, exceto quando a contraparte é uma instituição financeira ou de pagamento.

As contas próprias das instituições financeiras possibilitarão operação de crédito na conta do usuário de outra instituição. O Pix promete, então, facilitar essa operação sem que o usuário precise criar conta na instituição em que está contratando a operação de crédito.

Cadastro de chave Pix não é obrigatório

A chave Pix, que pode ser o número de telefone, o CPF ou CNPJ, o e-mail ou uma chave aleatória cadastrados primariamente pelo usuário, servirá como identificação. Apesar de o cadastro de chave não ser necessário, ele é recomendável para ter mais praticidade e maximizar a experiência, em especial no recebimento do Pix.

O Pix promete mais disponibilidade e agilidade no pagamento e na transferência digital. As operações poderão ser efetuadas a qualquer momento, pois será um serviço que funciona 24 horas por dia. Mais de 760 instituições aderiram ao Pix. Saiba mais sobre o novo sistema de transferências e pagamentos no artigo da TC School.

Texto: Letícia Matsuura
Edição Angelo Pavini
Imagem: Divulgação

relatorios
image

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.

Receba todas as novidades do TC

Deixe o seu contato com a gente e saiba mais sobre nossas novidades, eventos e facilidades.