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Atualizado há 29 dias

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São Paulo, 23 de dezembro – Em março deste ano, o cargueiro Ever Given encalhou e criou um bloqueio no Canal de Suez, no Egito, uma das rotas comerciais mais importantes do mundo. O transporte de gás, petróleo e as mercadorias foram os mais prejudicados com a paralização.

Com 220 mil toneladas e 400 metros de comprimento, o meganavio, operado pela empresa de transporte taiwanesa Evergreen Marine, rumava em direção ao porto de Rotterdam, na Holanda, quando foi atingido por fortes rajadas de areia que afetaram o Egito e partes do Oriente Médio.

Alguns navios tiveram seus trajetos redirecionados para o Cabo da Boa Esperança. Com a mudança, quase oito dias de viagem foram acrescidos ao itinerário.

Prejuízos e danos

A Autoridade do Canal de Suez, SCA, calcula que o Egito perdeu de US$12 milhões a US$15 milhões por dia com o encalhamento do Ever Given. Como indenização, a autoridade egípcia pediu inicialmente US$900 milhões, valor que considerava as perdas que o navio provocou à SCA, além do custo da operação de retirada e de manutenção. Em maio, a SCA reduziu a multa para US$550 milhões

De acordo com a seguradora alemã Allianz, o bloqueio do Canal de Suez poderia custar ao comércio global entre US$6 bilhões a US$10 bilhões por dia. Para cada semana parada, o crescimento anual do comércio seria reduzido em 0,2 a 0,4 pontos percentuais.

O encalhamento preocupou investidores devido aos possíveis riscos de diminuição da oferta de commodities e de produtos, o que poderia refletir em aumento da demanda e da inflação. Aproximadamente um milhão de barris de petróleo e em torno de 8% do gás natural liquefeito passam pelo canal diariamente.

No total, 422 navios, que transportavam 26 milhões de toneladas de mercadorias, ficaram sem transitar nesse canal entre 23 e 29 de março.

Texto: Anderson Lima
Edição: Letícia Matsuura e Guilherme Dogo
Imagem: Divulgação

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